"Star Wars: O Despertar da Força" é número um em todos os países onde já estreou.

Nos EUA, onde as sessões antecipadas de "O Despertar da Força" em 4134 salas (um recorde para dezembro) começaram só às 19h00 de quinta-feira, as receitas foram de 57 milhões de dólares, ultrapassando em muito os 43,5 estabelecidos em 2011 por "Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2".

Alguns cinemas em Nova Iorque estão a fazer sessões contínuas para corresponder à intensa procura de bilhetes.

De acordo com a Disney, em Portugal o regresso à galáxia muito distante foi visto por cerca de 39 mil espectadores esta quinta-feira, o dia de estreia, o que representa a melhor estreia de sempre no nosso país para um filme de imagem real do estúdio.

O valor corresponde a uma receita de bilheteira superior a 241.000 euros.

Ainda mais significativo, "O Despertar da Força" representou 71% dos bilhetes vendidos, com várias sessões a começarem logo a partir da meia-noite.

Vários multiplexes portugueses começaram com sessões logo às 10h30 e em mais do que uma sala, tal como está a acontecer por exemplo em Inglaterra.

Será necessário esperar por segunda-feira para saber se será batido o recorde dos 238.044 espectadores que viram "Velocidade Furiosa 7" nos primeiros quatro dias de estreia.

As projeções dos analistas para o fim de semana variam entre os 180 e 220 milhões, enquanto no mercado internacional vão dos 250 milhões até ao recorde dos 316 estabelecido durante o verão por "Mundo Jurássico".

Trailer de "Star Wars: O Despertar da Força".