Foram vendidos 157.670 bilhetes para 2003 sessões de "Star Wars: O Despertar da Força" nos primeiros quatro dias de exibição em Portugal, de acordo com os dados divulgados pelo ICA, o Instituto do Cinema e do Audiovisual.

O valor é quase quatro vezes maior do que o título que ficou em segundo lugar, "Hotel Transylvania 2", com 40.417 bilhetes, mas a estreia do mais recente "Star Wars" em 161 salas esteve longe de ultrapassar o entusiasmo que provou a chegada de "Velocidade Furiosa 7", que em abril registou 238.000 espectadores em 116 salas, ou da animação "Mínimos", que somou 200.000 espectadores na estreia em 98 salas em julho.

Também em fevereiro "As 50 sombras de Grey" foi visto por cerca de 160.000 espectadores em 109 salas.

Note-se, no entanto, que dezembro é um mês em que tradicionalmente é mais difícil conseguir aberturas astronómicas e o valor representa, ainda assim, a maior abertura de sempre de um filme da Disney no nosso país e a melhor estreia de sempre de um filme neste mês: "O Hobbit: Uma Viagem Inesperada" chegou aos 103.336 espectadores no último mês de 2012.

A nível global, "Star Wars: O Despertar da Força" conquistou 528 milhões de dólares, dos quais 250 foram de venda de bilhetes nos EUA e Canadá, de acordo com os valores mais atualizados.

Este é o sétimo filme da saga idealizada pelo realizador norte-americano George Lucas e que se tornou num fenómeno da cultura popular, marcando várias gerações de espectadores ao longo dos últimos 40 anos.

O legado foi agora assumido por J.J. Abrams, produtor da série televisiva "Perdidos" e realizador, entre outros, de "Missão Impossível" e do renovado "Star Trek".

O filme é também o primeiro desde que os estúdios Disney assumiram os comandos da série, adquirida a George Lucas em 2012 por quatro mil milhões de dólares.

De acordo com o New York Times, a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e uma previsão de 5 mil milhões de dólares por vendas de produtos associados à série. Até 2020 deverão estrear-se quatro novos filmes.