Não há estúdio de Hollywood que mais saia da caixa para promover os seus filmes do que a Disney.

Exemplo concreto: "Star Wars: O Despertar da Força". O último trailer foi lançado durante o intervalo do jogo de Futebol Americano entre os New York Giants e os Philadelphia Eagles no canal ESPN... propriedade da Disney. Antes disso, como se a expectativa já não fosse elevada, foram antecipadas "introduções" de poucos segundos do trailer durante o fim de semana.

Ao mesmo tempo, já é possível reservar bilhetes para o filme, o que fez vários sites ficar em  baixo, bem como para as maratonas com os seis primeiros filmes em 2D.

As imagens destacam a ação, a Millennium Falcon e o conflito com o lado Negro da Força, bem como os novos atores da saga, principalmente a quase estreante Daisy Ridley e John Boyega, respetivamente as personagens Rey e Finn. Pouco é revelado sobre a personagem Poe Dameron a cargo de Oscar Isaac ou os vilões, embora se oiça Kylo Ren (Adam Driver) prometer acabar o que Darth Vader começou.

Também é possível antecipar que Han Solo (Harrison Ford) terá um papel relevante na história, mas as imagens continuam a esconder os atores originais: surge finalmente Carrie Fisher como Princesa Leia, mas menos de dois segundos e, tal como aconteceu no poster oficial, Mark Hamill e Luke Skywalker permanecem ausentes (supõe-se apenas que seja a figura que é vista com R2-D2).

Outra curiosidade é que, através dos diálogos do trailer, ficamos a perceber que os acontecimentos dos episódios IV, V e VI poderão ter-se tornado um mito. "Houve histórias sobre o que aconteceu", pode ouvir-se na voz de Daisy Ridley. "É verdade. É tudo verdade. O Lado Negro. Os Jedi. São reais", responde Han Solo.

O sétimo episódio da saga espacial, dirigido por J.J. Abrams, é o primeiro a ser lançado desde "A Vingança dos Sith" em 2005 e, ainda mais relevante para os fãs, decorre 30 anos após os acontecimentos da trilogia original encerrada  com "O Regresso de Jedi" em 1983.

O elenco inclui também os veteranos Anthony Daniels (C3PO), Peter Mayhew (Chewbacca) e Kenny Baker (R2-D2), que se juntam a Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max von Sydow, Lupita Nyong’o, Adam Driver, Gwendoline Christie e Miltos Yerolemou.

"Star Wars: O Despertar da Força" estreia a 17 de dezembro.

Veja o trailer.