A confiança no sucesso do Capítulo VII da saga "Star Wars" é tal que a IMAX vai reservar todas as suas salas nos EUA e a maioria das que tem em todo o mundo à exibição exclusiva do filme durante um mês, a partir da sua estreia mundial a 18 de dezembro, noticiou o "Hollywood Reporter". Greg Foster, o responsável da IMAX Entertainment, sublinhou que o o filme é um exemplo raro de um projeto que apela literalmente a toda a gente.

J.J.Abrams, um fã assumido do formato, rodou uma cena do filme com câmaras IMAX especificamente para aproveitar as maiores dimensões do ecrã.

Há quatro anos, a IMAX fez um acordo semelhante para os três filmes da saga "O Hobbit" mas desde então não voltou a assumir a mesma estratégia. Quando o novo capítulo da saga "Star Wars" ocupar os ecrãs IMAX, já "Spectre" e o último filme da saga "Hunger Games", que estreiam em novembro, terão feito a maioria do seu percurso. A principal vítima da ocupação alargada poderá ser "No Coração do Mar", que estreia uma semana antes e que só beneficiará desses sete dias naquelas salas. "The Ravenant", o novo filme de Alejandro González Iñárritu, também sairá prejudicado, já que só terá espaço em IMAX uma semana depois da sua estreia alargada nos EUA, prevista para 8 de janeiro de 2016.

"Star Wars: O Despertar da Força" é o sétimo capítulo da saga iniciada em 1977 por George Lucas e é agora realizado por J.J.Abrams. Os protagonistas são John Boyega, Daisy Ridley e Oscar Isaac, com Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hammill e retomarem os papéis que tiveram na trilogia original.

Portugal tem atualmente duas salas IMAX, uma em Lisboa e outra em Matosinhos, integradas nos complexos de salas de cinemas da NOS nos centros comerciais Colombo e MAR Shopping.