Os americanos procuraram distrair-se nas salas de cinema após uma campanha eleitoral brutal que culminou na eleição de Donald Trump como presidente. Em relação ao mesmo fim de semana de há um ano, as receitas de bilheteira aumentaram 56%.

Os excelentes resultados conseguidos pelos filmes que ocuparam os primeiros lugares nas bilheteiras começam com "Doutor Estranho", que voltou a liderar as preferências e conseguiu mais 43 milhões de dólares no segundo fim de semana de exibição.

Trata-se de mais um sucesso da Marvel: o filme com Benedict Cumberbatch já vai nos 153 milhões nos EUA em apenas 10 dias de exibição. No que diz respeito aos filmes de estreia apenas com um super-herói como protagonista, apenas o primeiro "Homem de Ferro", em 2008, foi mais rápido a atingir esse valor.

"Trools" também beneficiou da vontade dos americanos em deixar a política para trás e do feriado do Dia do Veterano, que deu aos estudantes e muitos adultos um dia de férias na sexta-feira: a animação adicionou mais 35 milhões e já vai nos 94 também após 10 dias.

A grande surpresa do fim de semana surge em terceiro lugar, com a estreia de "O Primeiro Encontro" a superar as expetativas.

O 'thriller' de ficção científica com Amy Adams e Jeremy Renner chegou aos 24 milhões, ultrapassando as previsões que apontavam para os bem mais modestos 16.

O filme realizado por Denis Villeneuve, que também já chegou a Portugal, tem sido um dos grandes favoritos do circuito dos festivais e as boas críticas, além das boas perspetivas para os Óscares, despertaram a atenção de um público mais adulto: 85% dos seus espectadores tinham mais de 25 anos.

Finalmente, a estreia da comédia com Danny Glover e Gabrielle Union à volta de uma família disfuncional “Almost Christmas” conseguiu uns sólidos 15,6 milhões.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.