Artigo

Surf é tema para festival de cinema no Porto

O Porto vai receber a primeira edição do Porto Surf Film Festival, que decorrerá de 29 a 31 de março, no Auditório da Biblioteca Almeida e que promete «os melhores filmes de surf do mundo».

Segundo um comunicado da organização, serão apresentados dez filmes, repartidos por três dias, que «marcam a história de cinema de surf, iniciada em meados da década de 1960, na Califórnia». O Porto Surf Film Festival espera atrair centenas de espetadores entre surfistas e cinéfilos, que só poderão adquirir os bilhetes na bilheteira eletrónica da Last2Ticket, custando cinco euros a entrada por filme e 45 euros o passe geral.

A organização do Porto Surf Film Festival desenhou um programa oficial que, diz, vai surpreender os espetadores com a qualidade dos filmes ligados ao surf.

«Para além do lado desportivo, os filmes de surf são conhecidos pela fotografia e pela divulgação das culturas do mundo», explicou, no comunicado, o co-organizador do evento Luís Madureira Pinto.

A programação arranca a 29 de março com a exibição de «One Winter Story» (na imagem), de 2006, sobre a surfista Sarah Gerhardt, e, na mesma noite, «The Endless Summer», de 1994, onde o documentarista BruceBrown revista, passado 30 anos, os lugares e as gentes do filme clássico homónimo que realizou em 1966.

Será ainda possível ver, nos dias seguintes, «Singlefin: yellow», «Thicker than Water», «Finnsurf», «Sea Fever», «The Lost Wave», «Castles in the Sky», «A Brokedown Melody» e «Surfing with the Enemy».

Comentários