Artigo

"Taxi Driver" volta ao cinema para celebrar 40º aniversário do filme

O Espaço Nimas, em Lisboa, vai exibir uma versão digital restaurada e remasterizada do filme de Martin Scorsese com Robert De Niro.

Travis Bickle, a incontornável personagem interpretada por Robert De Niro no filme de 1976 realizado por Martin Scorsese, vai voltar ao grande ecrã por ocasião do 40º aniversário de "Taxi Driver", que se assinala este ano.

A fita será exibida a partir de 22 de setembro numa versão digital restaurada e remasterizada no Espaço Nimas, em Lisboa.

O restauro foi supervisionado por Martin Scorsese e pelo director de fotografia Michael Chapman e foi feito a partir do negativo original do filme. A partir deste mês, esta versão restaurada começa a ser exibida também nas principais salas de cinema um pouco por todo o Mundo.

"Taxi Driver", em que Robert De Niro dá corpo ao veterano de guerra que percorre as ruas de Nova Iorque num táxi,  entra frequentemente nas listas dos melhores filmes do século XX e foi uma das várias colaborações entre o ator e o realizador Martin Scorsese. Depois da estreia de "Taxi Driver", os dois fizeram “Touro Enraivecido”, “O Rei da Comédia”, “Tudo Bons Rapazes”, “O Cabo do Medo” ou “Casino”.

Em Março deste ano, Martin Scorsese, Robert De Niro, Jodie Foster, e o argumentista Paul Schrader reuniram-se no Festival de Cinema de Tribeca – do qual Robert De Niro é um dos fundadores - para celebrar os 40 anos do filme, e apresentá-lo nesta versão restaurada que chega agora às salas de cinema. “É estranho pensar que passaram quatro décadas desde que filmámos 'Taxi Driver' nas ruas de uma Nova Iorque muito diferente. O filme foi feito com uma grande energia - a começar pelo guião único do Paul [Schrader] - e eu trabalhei com o grupo mais extraordinário de artistas que poderia imaginar. A Jodie [Foster], que na altura tinha 13 anos, e o Bob [Robert De Niro] deram ao filme algo precioso, perigoso e, no fundo, marcante.”, disse Scorsese durante a homenagem.

Comentários