"Tarde Para la Ira", que começa como uma comédia romântica e se transforma num "road movie" e finalmente um "thriller" sobre um homem (Antonio de la Torre) que perde a sua esposa durante o assalto violento a uma joalharia e que discretamente começa a executar um plano para encontrar e vingar-se  dos responsáveis, recebeu o Goya de Melhor Filme na 31ª edição dos prémios que representam a consagração máxima do cinema espanhol.

A distinção anunciada por Penelope Cruz foi tanto mais inesperada porque já fora considerado o Melhor Primeiro Filme.

Inédito em Portugal, os outros prémios que recebeu foram os de realizador estreante (Raúl Arévalo), ator secundário (Manolo Solo) e argumento original.

A grande frustração ficou reservada para o cinema fantástico de "Sete Minutos Depois da Meia-Noite", com Lewis MacDougall, Sigourney Weaver, Felicity Jones e Liam Neeson, que ganhou pela realização de J.A. Bayona e em mais oito categorias técnicas, quando partia como um dos favoritos com 12 nomeações.

Nomeado para sete prémios, "Julieta", de Pedro Almodóvar, valeu apenas a Emma Suárez a distinção como atriz principal, que acumulou com a distinção como secundária em ""La Propera Pell".

LISTA DE PREMIADOS

MELHOR FILME
Tarde Para la Ira

MELHOR REALIZAÇÃO
J.A Bayona ("Sete Minutos Depois da Meia-Noite")

MELHOR PRIMEIRO FILME
Tarde Para la Ira

MELHOR NOVO REALIZADOR
Raúl Arévalo ("Tarde para la ira ")

MELHOR ATOR PRINCIPAL
Roberto Alamo ("Que Dios nos Perdone")

MELHOR ATRIZ
Emma Suárez ("Julieta")

MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
Manolo Solo ("Tarde Para la Ira")

MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
Emma Suárez ("La Propera Pell")

MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
Tarde Para la Ira

MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
El Hombre de las Mil Caras

MELHOR REVELAÇÃO MASCULINA
Carlos Santos ("El hombre de las mil caras")

MELHOR NOVA ATRIZ
Anna Castillo for El Olivo

MELHOR DESIGN E PRODUÇÃO
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR FOTOGRAFIA
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR MONTAGEM
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR DIREÇÃO ARTÍSTICA
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR GUARDA-ROUPA
1898: Los últimos de Filipinas

MELHOR BANDA SONORA
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR CANÇÂO
“Ai, ai, ai”, de "Cerca de Tu Casa"

MAQUILHAGEM E PENTEADOS
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR SOM
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR EFEITOS ESPECIAIS
Sete Minutos Depois da Meia-Noite

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Psiconautas, los ninos olvidados

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Frágil Equilibrio

MELHOR FILME IBERO- AMERICANO
"El Ciudadano Ilustre", de Gaston Duprat, Mariano Cohn

MELHOR FILME EUROPEU
"Ela", de Paul Verhoeven (França)

MELHOR CURTA-METRAGEM DE FICÇÂO
"Timecode", de Juanjo Giemenz Pena

MELHOR CURTA DE DOCUMENTÁRIO
"Cabezas Habladoras", de Juan Vicente Cordoba

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
"Decorado", de Alberto Vazquez