O fim de semana trouxe um novo campeão às bilheteiras dos EUA e não é o o último filme de Tom Cruise.

Os analistas subestimaram "Boo! A Madea Halloween", a mais recente comédia de Tyler Perry da saga "Madea", que fez 27,6 milhões de dólares, mais 10 do que indicavam as previsões.

A saga "Madea" é um fenómeno muito americano em que a estrela é uma idosa e dura mulher negra, também interpretava por Perry, inspirada na sua mãe e tia e na presença de Eddie Murphy em "O Professor Chanfrado 2" (2000).

O mais recente sucesso é construído à volta do Halloween, com Madea a enfrentar assassinos, fantasmas, mortos-vivos e outras 'estrelas' da época festiva ao mesmo tempo que tenta controlar um grupo de adolescentes rebeldes.

A personagem surgiu primeiro no teatro e passou pela televisão antes de fazer a estreia no cinema com "Diary of a Mad Black Woman" (2005), a que se seguiram mais oito filmes com histórias diferentes, normalmente baratos e por isso bastante lucrativos, apesar de arrasados pelos críticos, fazendo de Tyler Perry uma das estrelas mais ricas de Hollywood.

Nenhum estreou nas salas portuguesas e apenas o segundo, "Madea's Family Reunion" (2006), foi lançado no mercado vídeo como "Reunião de Família".

O comportamento surpreendente de "Boo! A Madea Halloween" fez com que o regresso de Tom Cruise à personagem do antigo militar implacável Jack Reacher ficasse pelo segundo lugar, com 23 milhões, dentro do que era esperado.

As boas notícias é que a estreia foi superior à do primeiro filme, que abriu com 15,2 milhões no natal de 2012 e graças a um orçamento moderado na ordem dos 60 milhões e ao facto da personagem ser ainda mais popular no mercado internacional, "Jack Reacher: Nunca Voltes Atrás" vai ser um investimento sólido para o estúdio e outra saga para a sua estrela manter nos próximos anos.