Artigo

«Variações de Casanova» selecionado para competir no Festival de San Sebastián

O filme é produzido por Paulo Branco e protagonizado por John Malkovich e Veronica Ferres.

Realizado por Michael Sturminger, o filme inspira-se na obra «História da Minha Vida», de Giacomo Casanova, e em algumas cenas de óperas de Mozarte e Lorenzo da Ponte e foi filmado totalmente em Portugal, nomeadamente no Teatro Nacional de S. Carlos.

Para além de John Malkovich e Veronica Ferres, Maria João Bastos, Maria João Luís, Miguel Monteiro e Victória Guerra integram também o elenco do filme selecionado para competir pela Concha de Ouro na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, a decorrer de 16 a 22 de setembro.

Os tenores Jonas Kaufmann e Topi Lehtipuu, os barítonos Florien Boesch e Christopher Purves, as sopranos Barbara Hannigan, Miah Persson, Anna Prohaska, Krestin Avemo e a portuguesa Ana Maria Pinto integram igualmente o elenco do filme.

«Variações de Casanova» é uma coprodução portuguesa, francesa, austríaca e alemã, e que contou com a participação do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), Câmara Municipal de Lisboa, Associação de Turismo de Lisboa e RTP.

Este é o quatro filme produzido por Paulo Branco selecionado para competição no Festival de San Sebastián desde 2010: em 2010, «Mistérios de Lisboa» venceu a Concha de Prata, em 2011 foi selecionado «Linhas de Wellington» e em 2012 «Minha Alma Por Ti Liberta».

Comentários