Artigo

Vem aí o anti-"Sniper Americano": Novo filme quer contar o outro lado da história

Está em preparação um projeto sobre o sniper iraquiano que era o grande antagonista da personagem interpretada por Bradley Cooper no filme de Clint Eastwood.

Quem tenha visto "Sniper Americano, sabe que se baseava na história de Chris Kyle, que se tornou uma lenda ao salvar inúmeras vidas no cenário de guerra.

Ao mesmo tempo, a sua reputação também ganhou nome atrás da linha do inimigo, que colocou a sua cabeça a prémio, fazendo dele um alvo primário dos insurgentes. O seu principal antagonista era um sniper iraquiano de elite chamado Mustafa.

Chris Kyle era interpretado por Bradley Cooper, que foi nomeado para os Óscares, e o filme de Clint Eastwood foi um grande sucesso quando estreou no final de 2014, apesar de também ter sido gozado por causa de uma cena em que se percebe claramente que o realizador usou uma boneca em vez de um bebé.

Mas não terá sido por isso que um cineasta  saudita radicado no Egipto não gostou do filme e decidiu que é preciso mostrar o outro lado da história.

Amr Salama  está nas primeiras etapas de um novo projeto, que por agora se chama "Sniper Iraquiano", e que se vai focar em Mustafa.

"Ele é o herói no meu filme", explicou ao The Hollywood Reporter, dizendo que quis avançar depois de ver "Sniper Americano".

"Odiei-o.  Essa foi a minha inspiração — odiei-o tanto que queria trabalhar numa versão diferente dessa história", recordou o cineasta, já premiado em festivais internacionais com "Asmaa" e "Tahrir 2011".

"Mas eu quero fazer um filme anti-guerra. Enquanto que 'Sniper Americano' era pró-guerra", defende.

Mustafa terá sido inspirado por alguém que na vida real recebeu dos militares americanos o nome de Juba. Há rumores que pode ter sido um atleta olímpico, mas pouco se sabe sobre ele para além de alguns vídeos sobre os seus feitos lançados entre 2005 e 2007.

Apesar disso, Amr Salama pensa que é suficientemente complexo e interessante para inspirar um filme, mesmo que Clint Eastwood não tivesse avançado primeiro.

Neste momento, o projeto está na fase de desenvolver o argumento, mas o cineasta já tem alguém em vista para ser o sniper iraquiano.

"O mesmo actor que foi o sniper em 'Sniper Americano' — Sammy Sheik ["Tyrant", "Homeland", "Sand Castle"] — está comprometido com o meu filme", concluiu.

Comentários