Nuno Lopes foi premiado na 73ª edição do Festival de Veneza, que começou a 31 de agosto e terminou este sábado.

Na secção Horizontes, dedicada às 'novas tendências do cinema mundial', foi distinguido como o Melhor Ator pelo filme "São Jorge". de Marco Martins, onde é um pugilista desempregado que se vê obrigado a trabalhar em cobranças de dívidas para sobreviver.

O júri responsável pela escolha era formado pelo crítico norte-americano Jim Hoberman, pelo realizador Chaitanya Tamhane. pelas actrizes Nelly Karim, Valentina Lodovini e Moon So-ri , e pelo crítico José Maria (Chema) Prado.

Nos agradecimentos, Nuno Lopes disse que os aplausos também deviam ser dirigidos ao realizador do filme, Marco Martins. Mais tarde, na sua página no Facebook, o ator português, que já protagonizara a longa-metragem "Alice", do mesmo cineasta, admitiu estar sem palavras.

No balanço do festival, a maioria das análises coincide que foi uma das mais interessantes dos últimos anos.

"Ang Babaeng Humayo" ["The Woman Who Left"], das Filipinas, recebeu o Leão de Ouro do júri presidido pelo realizador britânico Sam Mendes e que incluía a atriz italo-francesa Chiara Mastroianni, o italiano Giancarlo de Cataldo, juiz e escritor, e o venezuelano Lorenzo Vigas, vencedor do Leão de Ouro em 2015 com "Desde allá".

Este filme de Lav Diaz aborda a luta com a revolta e o perdão de uma professora erradamente condenada depois de ser libertada da prisão.

Tem quase quatro horas, quase uma curta-metragem para um cineasta habituado aos filmes com mais de sete; "Hele Sa Hiwagang Hapis", outro trabalho seu que conquistou em fevereiro o prémio Alfred-Bauer no Festival de Berlim, ultrapassava as oito.

"Quero dedicar este filme ao povo filipino e à sua luta, à luta da humanidade", disse o realizador Lav Diaz durante a cerimónia de encerramento.

"La La Land", um musical de Damien Chazelle com Ryan Gosling e Emma Stone, confirmou que será incontornável para a temporada de prémios que culmina nos Óscares: Stone saiu do Lido com o prémio de Melhor Atriz.

O mesmo se pode afirmar do segundo filme do estilista Tom Ford, "Animais Noturnos", com Amy Adams, Jake Gyllenhaal e Michael Shannon: recebeu o Grande Prémio do Júri.

O ator argentino Oscar Martínez ganhou a Taça Volpi para Melhor Ator por "El Ciudadano Ilustre", de Mariano Cohn e Gastón Duprat, onde é um escritor célebre e prémio Nobel  que regressa à esquecida aldeia de onde é originário após 45 anos de ausência.

O prémio de melhor argumento foi para "Jackie", o filme do chileno Pablo Larraín que mostra os quatro dias dramáticos vividos por Jacqueline Kennedy (interpretada por Natalie Portman) após o assassinato do seu marido John Fitzgerald Kennedy, então presidente dos Estados Unidos.

LISTA DE PREMIADOS

SECÇÃO OFICIAL

Leão de Ouro
"Ang Babaeng Humayo" (The Woman Who Left), de Lav Diaz

Grande Prémio do Júri
"Animais Noturnos", de Tom Ford

Leão de Prata para Melhor Realização: empate entre Amat Escalante por "La Region Salvaje" e Andrei Konchalovsky por "Ray" ["Paradise"]

Taça Volpi para Melhor Atriz: Emma Stone por "La La Land"

Taça Volpi para  Melhor Ator: Oscar Martinez por "El Ciudadano Ilustre"

Melhor Argumento: Noah Oppenheim por "Jackie"

Prémio Especial do Júri: "The Bad Batch", de Ana Lily Amirpour

Prémio Marcello Mastroianni Award para melhor ator ou atriz emergente: Paula Beer por "Frantz", de François Ozon


Secção Horizontes

Melhor Filme: "Liberami", de Federica Di Giacomo

Melhor Realização: Fien Troch por "Home"

Prémio Especial do Júri: "Koca Dünya" ("Big Big World"), de Reha Erdem

Melhor Ator: Nuno Lopes por "São Jorge", de Marco Martins

Melhor Atriz: Ruth Diaz por "Tarde para la ira", de Raúl Arévalo

Melhor Argumento: "Bitter Money", de Wang Bing

Melhor Curta-Metragem: "La Voz Perdida", de Marcelo Martinessi

Leão do Futuro – Prémio “Luigi De Laurentiis” para primeiras obras: "The Last of Us", de Ala Eddine Slim

Secção Clássicos

Melhor Restauro: "L'uomo dei cinque palloni" (1965), de Marco Ferreri

Melhor Documentário sobre Cinema: "Le concours", de Claire Simon

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.