Artigo

Vitória histórica de Kristen Stewart em gala do cinema francês

A atriz foi premiada pelo filme francês «As Nuvens de Sils Maria» na gala dos César que entregou a «Timbuktu a distinção de melhor filme do ano.

Kristen Stewart foi considerada a melhor atriz secundária na 40ª cerimónia dos prémios César que se realizou em Paris no Théâtre du Châtelet na noite de sexta-feira.

A sua vitória pelo filme francês «As Nuvens de Sils Maria», onde contracena com Juliette Binoche, é a primeira de uma atriz americana, e apenas a segunda de um intérprete de língua inglesa, na história dos prémios: Adrien Brody foi considerado o melhor ator por «O Pianista» em 2003.

«Timbuktu» foi o grande vencedor dos prémios atribuídos pela Academia Francesa das Artes e Técnicas do Cinema e que são o equivalente aos Óscares no país do losango.

O filme da Mauritânia realizado por Abderrahmane Sissako venceu nas categorias de melhor filme, realização, argumento original, montagem, fotografia, banda sonora e com.

Nomeado ainda para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, ««Timbuktu»» descreve as vidas dos habitantes do Mali que vivem sob o jugo jihadista através da história de um homem preso e torturado por um grupo de fanáticos religiosos após ser acusado da morte de um pescador.

«Saint Laurent», um dos dois «biopics» sobre o famoso estilista, foi o grande derrotado da noite: não ganhou em qualquer das 10 categorias em que estava nomeado. Pierre Niney, do «rival» «Yves Saint Laurent», recebeu o prémio de melhor ator, com Adèle Haenel, distinguida por «Les Combattants» como melhor atriz, a surpreender estrelas como Marion Cotillard, Juliette Binoche e Catherine Deneuve.

Marion Cotillard, nomeada para os Óscares por «Dois Dias, Uma Noite», e Sean Penn, homenageado com um César pela carreira, acompanhado de Charlize Theron, foram algumas das estrelas presentes no Théâtre du Châtelet.



MELHOR FILME
«Timbuktu», de Abderrahmane Sissako

Melhor Realização
Abderrahmane Sissako («Timbuktu»)

Melhor Atriz
Adèle Haenel («Les Combattants»)

Melhor Ator
Pierre Niney («Yves Saint Laurent»)

Melhor Atriz Secundária
Kristen Stewart («As Nuvens de Sils Maria»)

Melhor Ator Secundário
Reda Kateb («Hippocrate»)

Melhor Atriz Revelação
Louane Emera («La Famille Bélier»)

Melhor Ator Revelação
Kevin Azaïs («Les Combattants»)

Melhor Argumento Original
«Timbuktu»

Melhor Argumento Adaptado [/b]
«Diplomacia»

[b]Melhor Filme Estrangeiro

«Mamã», de Xavier Dolan

Melhor Filme de Estreia
«Les Combattants»

Melhor Banda Sonora
«Timbuktu»

Melhor Montagem
«Timbuktu»

Melhor Fotografia
«Timbuktu»

Melhor Direção Artística
«La Belle et La Bête»

Melhor Guarda Roupa
«Saint-Laurent»

Melhor Documentário
«O Sal da Terra»

Melhor Som
«Timbuktu»

«Melhor Filme de Animação
«Minuscule – La Vallée Des Fourmis Perdues», de Thomas Szabo e Hélène Giraud

Melhor Curta-Metragem
«La Femme De Rio»

Melhor Curta-Metragem de Animação
«Les Petits Cailloux»

Comentários