"Transformers: O Último Cavaleiro" revive o espírito medieval da lenda de Rei Artur, com cavaleiros, feitiçaria e magia negra a mascararem a essência alienígena das nossas criaturas robóticas predilectas: Autobots e Decepticons! Sim, porque como os desenhos animados nos ensinaram, estes robôs transformadores há muito que habitam o nosso planeta…

Esta nova iteração da saga está criada um pouco à imagem do seu público adolescente… caótica, pomposa, libertina e materialista… mas não descora os colecionadores dos brinquedos da Hasbro e apresenta aos fãs acérrimos, novas e melhores criações 3D que vão habitar as suas estantes.

Michael Bay, que orgulhosamente realiza o seu quinto filme do franchise, ainda tem alguns trunfos na manga para além da sua narrativa especializada:
- Uma sósia de Megan Fox? Confirma-se – Laura Haddock, no papel de uma académica especializada na lenda arturiana.
- Um másculo com esperteza de rua, a ter de fazer ajustes ao seu passado? Confirma-se – Mark Wahlberg, a repetir o seu papel de herói.
- John Turturro como comic-relief? Confirma-se, agora numa versão de calção e chanata.
- Mas o que não estávamos à espera era do “gravitas” e da eloquência engraçada de Anthony Hopkins e do seu "sidekick" robótico Cogman com ar de C3-PO, um mordomo com dificuldades em gerir a sua raiva, com a voz do excelente Jim Carter (o mordomo da série "Downton Abbey"). Se querem fazer "spin-offs" à saga (Bumblebee já está na fornalha para 2018) apostem nestas duas personagens.
- A outra novidade é Isabela Moner, uma garota desenrascada cheia de atitude pronta a tomar o lugar de Cade Yeager.

"O Último Cavaleiro" segue os eventos de "Era da Extinção": Optimus Prime flutua no espaço, em busca de Cybertron e Cade Yeager esconde-se num ferro-velho com a sua trupe mecânica, agora inimiga a abater. De repente, um ciclo ominoso de eventos têm lugar, e o apocalipse afigura-se eminente!

Cade, a nossa estudiosa Vivian Wembley e Sir Edmund Burton (Hopkins), membro da organização secreta que protege os Transformers, unem então os seus esforços para encontrar um bastão poderoso e enfrentar Quintessa, a criadora de Cybertron…. e… Nemesis Prime?! Porquê? O segredo será revelado num terceiro ato desgarrado dos seus anteriores, com um ritmo alucinante, de CGI incrível, onde um dragão de três cabeças e o design dos Decepticons marcam a diferença.

A experiência em IMAX 3D é algo insípida e a bandeira de marketing só servirá se escolherem bem o vosso lugar na sala, pois Michael Bay não explora o 3D narrativamente, usa somente subterfúgios artísticos para nos lembrar que temos os óculos postos… e mal sentados… mais vale ver numa versão normal.

Autor: Daniel Antero

Trailer