Os U2 anunciaram o concerto gratuito na Times Square apenas algumas horas antes de iniciar o espetáculo, destinado a arrecadar fundos no Dia Mundial do Combate à Sida.

Mas, como Bono ficou seriamente ferido num acidente de bicicleta no mês passado, quem assumiu o microfone à frente do grupo irlandês foram Bruce Springsteen e o vocalista dos Coldplay.

"Os sonhos tornam-se realidade para todos, tanto para velhos como para novos", declarou Martin no palco montado debaixo de chuva sob os ecrãs gigantes da famosa rua de Nova Iorque.

Martin, que considera os U2 "uma fonte de inspiração", juntou-se ao guitarrista The Edge e ao restante do grupo para interpretar "With or Without You" e "A Beautiful Day", tentando ser fiel à letra e ao estilo de Bono.

O concerto durou uma hora e, no fim, Bruce Springsteen emocionou o público ao cantar "Where the Streets Have No Name", antes de uma interpretação mais sóbria de "I Still Haven't Found What I'm Looking For".

A atuação foi organizada pela campanha "Red" de Bono, que fez uma rápida aparição num vídeo em que várias estrelas promovem alguns produtos vendidos a 40 cêntimos, o custo diário de um tratamento contra a Sida.

@AFP