A banda portuguesa Cais Sodré Funk Connection garante a primeira parte do concerto de Lionel Richie, "All the hits, all night long", no dia 30 de julho, no palco do Parque dos Poetas, e o Dj francês iZem, a primeira parte do concerto Lianne La Havas, que sobe ao palco dos Jardins do Marquês de Pombal, no dia 26 de julho.

Os Cais Sodré Funk Connection vão apresentar em Oeiras o seu mais recente trabalho, "Soul, Sweat & Cut the Crap!", que será editado a 10 de junho e é composto integralmente por temas inéditos.

"Alguns temas do primeiro single vinil 45rpm de 'funk' em Portugal, editado ao lado da lenda Rickey Calloway, the King of Funk, da Florida, em 2011, e canções do primeiro álbum de originais 'You are somebody!", saído no final de 2012, também vão estar em cima do palco nesta noite", disse à Lusa fonte da organização.

Lionel Richie, por seu lado, apresentará temas do seu repertório, como "Hello", Say you say me", "All night long", "Stuck on you", "Dancing on the celling" e "Lady", entre outros.

O produtor e Dj iZem assegura a primeira parte da estreia em Portugal de Lianne La Havas, no dia 26 de julho.

"Esta vai ser uma noite alternativa de edpcooljazz com a eletrónica e as produções do Dj francês, bem ao gosto irreverente da senhora que se segue, a inglesa Lianne La Havas", disse a fonte.

"As produções de iZem vão estar em cima do palco nesta noite 'indy' e 'cool', destacando-se o seu álbum de estreia 'Hafa', lançado no início deste ano, um trabalho cheio de exotismo e com alma, com narrativas e sons afro inspirados nas suas jornadas intercontinentais, incorporando os sons tropicais juntamente com batidas modernas", segundo a mesma fonte.

Izem, realçou, "atua regularmente como Dj em toda a Europa e na América Latina apresentando as suas próprias produções com batidas tropicais cheias de groove e com um toque de baixo".

A cantora, compositora e multi-instrumentista inglesa Lianne La Havas tem-se destacado nas áreas da "folk" e "soul", e vai apresentar no espetáculo temas como "Lost & found", "Forget" e "No room for doubt", do seu álbum "Is your love big enough?", e o seu novo disco, "Blood", que irá editar imediatamente após a sua passagem pelo festival, do qual faz parte o mais recente single "Unstoppable".

O cartaz completo desta 12ª edição do edpcooljazz inclui Chick Corea & Herbie Hancock (19 de julho) João Gil com o projeto "Non-Finito" e António Zambujo (23 de julho), todos nos Jardins do Marquês de Pombal, Mark Knopfler (28 de julho, no Parque dos Poetas), o brasileiro Pierre Ardene e Melody Gardot (29 de julho, nos Jardins Marquês de Pombal), e Caetano & Gil, "Dois amigos, um século de música" (no dia 31 de julho, no Parque dos Poetas), a encerrar o certame.

O edpcooljazz ao longo de 12 anos produziu mais de 120 concertos, aplaudidos por mais 275.000 pessoas, segundo dados da organização.

@Lusa