Artigo

Canções portuguesas: fáceis ou difíceis de entender?

As letras das canções podem ter interpretações mais simples ou mais complexas. Usando o mesmo método do estudo de  Andrew Powell-Morse, que serviu de base para a análise de temas estrangeiros, concentramo-nos agora em algumas canções em português que se encontram atualmente no top, assim como em alguns clássicos.<

As letras de nomes habitualmente associados a "música pimba" encontram-se no meio da lista, sendo de fácil compreensão e entendimento. Por exemplo, "Encaixa Baby Encaixa", de Ana Malhoa, é facilmente compreendida a partir dos 13 anos, enquanto que "Desfolhada", de Simone de Oliveira, tem uma letra com um grau de leitura mais complexo.

As letras das canções foram analisadas no programa readability-score, usando as variáveis do teste de legibilidade Flesch-Kincaid, que avalia a facilidade de leitura, de compreensão e de retenção de um texto, tendo em conta o número de palavras, os caracteres e silabas por palavra. Abaixo fica a lista dos 20 temas selecionados, começando com o que tem um valor de legibilidade mais baixo e terminando no de mais fácil compreensão.

@Tiago David

Comentários