Artigo

Concerto da semana: Emily Jane White em Coimbra, Aveiro e Braga

Julho pode ser o mês dos festivais de Verão, mas nem todos os concertos recomendáveis se inserem nesse circuito. E um dos exemplos mais expressivos é o de Emily Jane White, cantautora norte-americana que se estreia esta semana em Portugal com actuações em Coimbra, Aveiro e Braga.

A época dos festivais já abriu há uns dias e, por isso, não faltarão bons concertos em Portugal nos próximos tempos - basta olhar para o cartaz do Optimus Alive!10, que decorre esta semana.

E no mesmo dia em que a música se instala no Passeio Marítimo de Algés, chega também a Portugal uma das vozes mais cativantes do outro lado do Atlântico - pelo menos dentro do núcleo das cantautoras de contornos indie.

Dia 8, quinta-feira, Emily Jane White assinala a sua primeira actuação por cá, em Coimbra, passando na sexta e sábado por Aveiro e Braga, respectivamente.

Os concertos integram-se na digressão de apresentação do seu segundo álbum, "Victorian America" (2009), onde provou que o primeiro, "Dark Undercoat" (2008), não era um caso de sorte de principiante. Do seu cruzamento de folk, blues e ambiências góticas nascem histórias capazes de desarmar pela simplicidade e sensibilidade, combinando influências assumidas das canções de PJ Harvey ou da escrita de Sylvia Plath.

Não será propriamente a música mais veraneante, é certo. Mas isso pouco importa, até porque não é todos os dias que podem ouvir-se ao vivo temas como "Dark Undercoat", "Wild Tigers I Have Known" ou "Never Dead". Por isso quem estiver perto de Coimbra, Aveiro ou Braga nos próximos dias terá, mais do que uma rara oportunidade, um enorme privilégio.

Datas, locais e preços:

8 Julho: Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (6 euros)
9 Julho: Mercado Negro, Aveiro (5 euros)
10 Julho: Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, Braga (4 euros)

Início dos concertos: 22 horas

@Gonçalo Sá

"Wild Tigers I Have Known":

"Dark Undercoat":

"Dagger":

Comentários