Artigo

«Em Casa» com o acordeão de Celina da Piedade

Celina da Piedade tem pisado palcos ao lado de Rodrigo Leão, Mayra Andrade, Fernando Alvim, António Chainho, Donna Maria ou Ludovico Einaudi e agora prepara-se para se estrear a solo com o disco "Em Casa". A artista é também conhecida pela participação no espetáculo humorístico e musical "Homens da Luta".<

"Para mim cada música é um tesouro. Todas as escolhas de temas, instrumentos e convidados são feitas com muita emotividade. Faço música com o coração e com ela o preencho. A música é a minha casa e faço-a com quem tenho partilhado a minha vida", afirma Celina da Piedade, citada em comunicado enviado pela promotora.

O álbum, com o "sugestivo" nome "Em Casa", será editado a 17 de setembro e conta com várias colaborações, como Samuel Úria, Carlos Guerreiro, Tiago Pereira, Uxia Senlle, Vasco Ribeiro Casais, entre outros.

Para além da edição discográfica e da presença em palco ao lado de vários artistas, Celina da Piedade tem trabalhado como investigadora e formadora em música e cultura tradicional. Colabora com a Associação PédeXumbo desde 1998, da qual é atualmente Presidente Honorária, e faz parte do “Trad”, movimento em torno das danças tradicionais.

Ao longo dos últimos anos tem participado como instrumentista e formadora em diversas oficinas, nas quais a dança e a música tradicional são as temáticas principais.

Esteve ligada a bandas sonoras para cinema ("José e Pilar" e "Paris je t'aime"), televisão ("Portugal, um retrato social", "Gato Fedorento" e "Equador"), teatro e dança. Atualmente participa também no espetáculo humorístico e musical "Homens da Luta".

Comentários