O festival, organizado pela PédeXumbo, uma associação para a promoção de música e dança, em parceria com a Câmara de Castro Verde e a Junta de Freguesia de Entradas, vai decorrer até domingo em vários locais daquela vila do distrito de Beja.

Este ano, o Entrudanças é dedicado às gerações, que "se querem a dançar de mãos dadas" e, juntas, "recriam e transformam" a tradição, "misturando-a com o contemporâneo", explica a PédeXumbo, num comunicado enviado à agência Lusa.

O festival inclui sobretudo, durante o dia, oficinas de danças, instrumentos e cante alentejano, concertos e animações musicais e de rua, atuações de grupos corais alentejanos, passeios e atividades para crianças e famílias e, à noite, bailes, convidando à dança e à diversão.

O Entrudanças arranca na sexta-feira, às 18:00, no Museu da Ruralidade, com o espetáculo de abertura, que inclui as atuações do grupo coral alentejano As Ceifeiras de Entradas e do Grupo Coral Infantil Os Carapinhas de Castro Verde e o concerto "Bailado Rural", com Rui Santana e Filipe Pilar.

Os principais bailes das três noites do festival, no salão do Centro Recreativo de Entradas, vão ser animados por vários grupos portugueses e estrangeiros, como A Batalha do Modesto Camelo Amarelo, A Banda d'A Dança Portuguesa a Gostar Dela Própria, Duo Parmenter & De La Fuente, La Forcelle, Peut-être Jeanne e String Fling.

A oferta de concertos e animações musicais inclui também os espetáculos do Grupo de Violas Campaniças, da Orquestra Ethno, dos projetos Por um Par de Meias Solas e Alentejo Cantado, dos acordeonistas João Filipe Guerreiro e Fábio Guerreiro e do grupo Moços D'uma Cana.

Já a oferta de cante alentejano inclui também uma oficina com o grupo Os Ganhões de Castro Verde e as atuações dos grupos As Camponesas de Castro Verde, Os Ceifeiros de Cuba e Os Cardadores da Sete.

No sábado, a partir das 14:30, nas ruas de Entradas, vai ser apresentado o "Desfile Circo das Gerações", que resulta de um projeto desenvolvido no âmbito da edição deste ano do festival por Lucyano Lopes e com alunos, a ART - Associação de Respostas Terapêuticas, a Banda da Sociedade Recreativa e Filarmónica 1.º de Janeiro e As Camponesas de Castro Verde.

As duas primeiras edições do Entrudanças, em 2000 e 2001, realizaram-se em Évora, e, depois de dois anos de interregno, o festival passou a realizar-se em Entradas.

@Lusa