Artigo

Luísa Sobral: «'The Cherry on My Cake' não é pop nem jazz, é uma mistura dos dois»

Tímida, mas muito simpática. Ansiosa e cheia de energia. São estas algumas qualidades de Luísa Sobral, a nova voz portuguesa que mistura jazz e pop no seu primeiro álbum, «The Cherry on My Cake».<

Luísa tem como referências musicais nomes como Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Regina Spektor, alguns nomes do «jazz antigo» como nos contou numa entrevista descontraída em Belém.

A cantora de 23 anos não gosta de classificar a sua música só com um estilo musical, «acho que este é daqueles álbuns que as pessoas do jazz acham que é pop e as pessoas do pop acham que é jazz. Para mim é Luísa Sobral».

Começou a tocar guitarra com 12 anos e foi nessa altura que também começou a compor as suas músicas. Teve aulas de canto e guitarra e participou no concurso «Ídolos» com apenas 16 anos.

Esta participação no programa da SIC valeu-lhe um notável terceiro lugar e um gosto ainda maior pela música. Luísa seguiu para os Estados Unidos, onde estudou durante 4 anos na Berklee College of Music em Boston. Finalizado o curso, foi viver para Nova Iorque «para cantar em bares e em alguns sítios».

«The Cherry on My Cake» é composto por 10 músicas cantadas em inglês, algo que para a cantora «fazia todo o sentido» porque morava nos Estados Unidos na altura que as escreveu. Mas depois de ter estado em Portugal para o Festival Super Bock em Stock, em 2009, Luísa sentiu «necessidade de escrever em português».

Visivelmente orgulhosa relata que foi assim que nasceu a primeira música em português, «O Engraxador». «Xico» e «Saiu Para a Rua» foram mais dois temas que a jovem cantora decidiu incluir neste álbum, sendo que o último é um clássico de Rui Veloso.

«Not There Yet»já toca nas rádios nacionais e é o primeiro single do álbum «The Cherry on My Cake», que chega às lojas a 14 de Março mas já está em exclusivo no Music Box. Para descobrir «The Cherry on My Cake» clique aqui.

Alinhamento de «The Cherry on My Cake»:

01. I Would Love To

02. Not There Yet

03. Clementine

04. O Engraxador

05. Don’t Let Me Down

06. You Won’t Take Long

07. Mr & Mrs Brown

08. Xico

09. After All

10. Why Should I?

11. Saiu Para a Rua

12. Deja Vu

13. Oversize

Texto: Carla Sofia Silva

Fotos: Susana Monteiro Almeida

Comentários