Artigo

Sony divulga online recitais de música clássica ao vivo

A Sony anunciou nesta quinta-feira que divulgará em abril concertos de música clássica com qualidade de estúdio ao vivo na internet, de maneira que um grande público desfrute de um som superior ao de um CD.



A iniciativa, realizada principalmente junto à Orquestra Filarmónica de Berlim e à empresa de instrumentos numéricos Korg, pretende mostrar que é possível tecnicamente transmitir ao vivo um som digital com uma frequência de amostragem 128 vezes superior à de um CD, isto é, 5,6 MHz.

Desta forma, mediante a instalação de um programa gratuito e de um conversor digital/analógico compatível, os utilizadores poderão escutar ao vivo uma parte do Festival de Primavera de Música Clássica de Tóquio, no dia 5 de abril, assim como de "Condenação de Fausto de Hector Berlioz", da Orquestra Filarmónica de Berlim, no dia 11 de abril, sob a direção de Simon Rattle.

O objetivo é promover formatos chamados de "alta resolução de áudio", além dos reprodutores e outros acessórios compatíveis dos quais a Sony é especialista.

A qualidade de alta resolução corresponde a formatos de arquivos não comprimidos ou cuja eventual compressão se realiza sem a degradação do sinal original.

Embora tenham cada vez mais serviços de downloads, a diferença para estes concertos é que a transmissão será feita ao vivo.

@AFP

Comentários