Pessoa

Alexandra Maria Lara

Alexandra Maria Platareanu

  • RO

  • Nasceu a 12 de Novembro de 1978

Alexandra Maria Lara (Bucareste, 12 de Novembro de 1978) é uma actriz romena. O seu filme mais conhecido é A Queda, no qual ela protagonizou Traudl Junge, secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) e autora do livro que deu or...

Alexandra Maria Lara (Bucareste, 12 de Novembro de 1978) é uma actriz romena. O seu filme mais conhecido é Der Untergang, no qual ela protagonizou Traudl Junge, secretária de Adolf Hitler ( Bruno Ganz) e autora do livro que deu origem ao roteiro.

Biografia


Lara é filha única de Valentin Plătăreanu, um actor de Bucareste, e da sua esposa, Doina. Quando tinha quatro anos (em 1983) a sua família decidiu fugir para a Alemanha Ocidental para escapar do regime de Nicolae Ceauşescu, na Romênia comunista. Embora a família planejasse no início emigrar para o Canadá, estabeleceram-se em Freiburg im Breisgau ( Baden-Württemberg), antes de se mudarem para Berlim. Após o seu Habitur (graduação de ensino de nivel médio) no Französisches Gymnasium (ginásio francês) de Berlim, em 1997, Lara foi aprender a representar, sendo orientada pelo seu pai, co-fundador do Theaterwerkstatt Charlottenburg, até 2000.

Carreira


Aos 16 anos já coleccionava papéis principais em vários dramas da televisão. A sua carreira evoluiu e, desde então, transformou-se numa actriz de cinema respeitada.

O seu papel mais famoso, e que a conduziu ao reconhecimento internacional, é o de Traudl Junge, a secretária de Adolf Hitler, no filme indicado A Queda, indicado ao Óscar de melhor filme estrangeiro. Devido ao seu desempenho convincente no filme, recebeu elogios de Francis Ford Coppola, que escreveu para ela um papel em 2007.

Em 2008 foi membro do júri do Festival de Cannes. No mesmo ano, voltou a actuar ao lado de Ganz, em The Reader.

Adaptado de Sapo Saber a 12-11-2009

Comentários