Pessoa

Alfonso Cuarón

Alfonso Cuarón Orozco

  • MX

  • Nasceu a 28 de Novembro de 1961

Alfonso Cuarón Orozco, nascido na Cidade do México em 28 de Novembro de 1961 é um roteirista, produtor e cineasta de cinema do México. É irmão de Carlos Cuarón e está casado com a crítica de cinema italiana Annalisa Bugl...

Alfonso Cuarón Orozco, nascido na Cidade do México em 28 de Novembro de 1961 é um roteirista, produtor e cineasta de cinema do México. É irmão de Carlos Cuarón e está casado com a crítica de cinema italiana Annalisa Bugliani.

Alfonso cresceu numa casa perto dos Estúdios Churubusco na capital mexicana. Começou a filmar aos 12 anos quando ganhou a sua primeira câmara. Durante os seus estudos no Centro Universitário de Estudos Cinematográficos, conheceu a futura mãe do seu filho Jonás, além do director Carlos Marcovich e do fotógrafo Emmanuel Lubezki. Com eles realizou o seu primeiro curta-metragem Vengeance is Mine. Por controvérsias geradas pelo filme ser em inglês e outras razões, foi expulso do centro de estudos.

Depois da expulsão, trabalhou como empregado num museu e logo como assistente de direcção em Nocaut de José Luis García Agraz, entre outros filmes. Dirigiu alguns episódios da série de suspense da Televisa La Hora Marcada. Junto com o seu irmão Carlos escreveu o roteiro para um filme, mas o Instituto Mexicano de Cinema(IMCINE), com fundos limitados ofereceu-lhe a direcção do filme Sólo con tu pareja, que necessitava de um director. O filme foi um sucesso chamando a atenção de produtores de Hollywood, que o convidaram a trabalhar nos Estados Unidos.

Em Hollywood só dirigiu alguns programas de televisão até assinar um contrato com a Warner Brothers para dirigir Addicted to Love, com Meg Ryan e Matthew Broderick. Ao ler o roteiro de A princesinha preferiu dirigir esse filme no lugar do que lhe haviam oferecido. O filme não foi um sucesso de bilheteira mas foi indicado a vários Óscares. Depois a Twentieth Century Fox ofereceu-lhe a direcção de Great Expectations, clássico de Charles Dickens. De volta ao México, associou-se com o milionário homem de negócios Carlos Vergara para produzir Y Tu Mamá También, que se transformou num dos filmes de maior sucesso do cinema mexicano e uma das mais notórias do cinema mundial. Em 2004, a Warner Brothers ofereceu-lhe a direcção do terceiro filme da série de livros Harry Potter. O filme chamado Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban é actualmente o filme de maior bilheteira do director. Em 2006 dirigiu "Filhos da Esperança" (Children of Men), uma distopia que revela o ano de 2027 como a catarse de todos os problemas humanos projectados hoje. Um período de mais de 18 anos em que nenhuma mulher consegue engravidar. Realista e humano, o filme foi muito bem recebido pela crítica e recebeu várias indicações ao Óscar.

Retirado de Sapo Saber a 11-08-2009

Comentários