Pessoa

Amândio Pinheiro

Amândio Pinheiro

  • PT

Frequentou o Ballet Teatro escola profissional e concluiu o curso de actor na ESMAE, Porto, em 1997. Em 2001 participou na Ecole des Maîtres, sob a direcção de Eimuntas Nekrosius, e iniciou a partir dessa altura uma carreira em Itália como actor no teatro e no cinema e mais recentemente também enquanto encenador.


De Fevereiro 2007 a Julho 2008 dirige para o TNDMII o Teatro da Politécnica em Lisboa. É membro fundador e responsável artístico de uma boa parte dos projectos do colectivo CAUSA.AC


Encenou e muitas das vezes traduziu para português textos de autores como Niel LaBute, David Lescot, Peter Parnel, Franz Kafka, Giordano Bruno, Galileu, Platão, Diogenes Laércio, Xenofonte, Giovenal, Propercio, Marcial, Goethe e Thomas Mann.


Como actor de teatro, foi dirigido por encenadores como Luigi Saravo, Inês de Medeiros, Teresa Pedroni, Mónica Calle, Luis Miguel Cintra, M. Cividati, Eimuntas Nekrosius, Diogo Dória, J. Fraga, Miguel Moreira, Rogério Carvalho, Andrei Sadowski, Claudio Cinelli, Carlos Pessoa, João Mota, entre outros.


Como actor de cinema e televisão, trabalhou com Ana Eliseu e Matilde N., Michele Soavi, João Cayatte, Catherine Mcguilvrai, Vittorio Moroni, Luís Fonseca, Edgar Pêra e John Lvoff.

Comentários