Pessoa

America Ferrera

America Georgine Ferrera

  • US

  • Nasceu a 18 de Abril de 1984

America Georgine Ferrera (Los Angeles, 18 de Abril de 1984) é uma actriz americana.

America Georgine Ferrera (Los Angeles, 18 de Abril de 1984) é uma actriz americana.

É a protagonista da bem sucedida série norte-americana Ugly Betty. Vencedora do Globo de Ouro, Screen Actors Guild e Emmy Award pela sua interpretação como Betty Suarez. America é a mais nova de seis irmãos.

Início da Vida


America é a mais nova de seis filhos, nasceu em Los Angeles, Califórnia, os seus pais emigraram para os Estados Unidos vindos de Honduras, em meados da década de 1970. A sua mãe trabalhava para um director de um hotel da rede Hilton. A sua mãe e o seu pai divorciado têm seis filhos - cinco meninas e um menino. America começou actuando aos oito anos na escola e na comunidade desempenhando teatro. Ela participou de peças como George Ellery Hale Middle School e El Camino Real High School, em Woodland Hills. A partir do momento em que ela tinha um pequeno papel na produção de uma escola de Hamlet, Ferrera já tinha a certeza de queria ser uma actriz. Ela agiu desempenhando na escola e na comunidade o teatro em Los Angeles em toda a sua juventude, mas com pouca ajuda da sua mãe. America então, sentiu-se forçada a tomar um rumo para o início da sua carreira profissional e então decidiu apanhar um autocarro para audições, agora já com o apoio da sua mãe que percebeu que era isso que a sua filha queria.

Carreira


Em Julho de 2002, America fez seu primeiro papel para a TV americana em Gotta Kick It Up!, para a Disney Channel. Nesse mesmo ano, ela fez a sua estreia no longa-metragem Real Women Have Curves. Depois disso ela fez mais um trabalho para a TV (Touched by an Angel) e os filmes (The Sisterhood of the Traveling Pants e Lords of Dogtown). Em Dezembro de 2005, ela apareceu off-Broadway Dog Sees God: Confessions of a Teenage Blockhead, dirigido por Trip Cullman. Já em 2006 ela aceitou o papel principal em Ugly Betty. Ugly Betty é uma adaptação da telenovela colombiana Yo Soy Betty, La Fea. Pelo seu papel em Ugly Betty, em 2007, America ganhou o Golden Globe de Melhor Performance de uma Actriz numa Série de televisão - Musical ou Comédia, batendo nomes fortes como Marcia Cross, Felicity Huffman, Julia Louis-Dreyfus e Mary-Louise Parker. Em 28 de Janeiro de 2007 Ferrera ganhou o prestigioso Screen Actors Guild Award de Melhor Actriz em Comédia. Ela também estreou e produziu o curta-metragem “Muertas”. O seu co-star, Eric Mabius, disse que "Ela tem apenas 24 anos e terá o planeta sobre ela dentro de alguns anos!" Em 2007, a revista Time escolheu America como uma das principais artistas e animadoras na sua "Time 100: As Pessoas Mais Influentes do mundo". Em Julho de 2007, America Ferrera também ganhou Imagem da Fundação Creative Achievement Award. Em 16 de Setembro de 2007, Ferrera ganhou um Primetime Emmy Award for Outstanding Lead Actress - Série Comédia pelo seu papel de Betty Suarez em Ugly Betty da ABC. No verão de 2007, ela embarcou na filmagem do filme The Sisterhood of the Traveling Pants 2, a continuação do primeiro filme de 2005.

Adaptado de Sapo Saber a 13-03-2010

Comentários