Pessoa

Ana Belén

María del Pilar Cuesta Acosta

  • ES

  • Nasceu a 27 de Maio de 1951

María del Pilar Cuesta Acosta, conhecida como Ana Belén (Madrid, 27 de Maio de 1951) é uma cantora e actriz espanhola. Está casada há mais de trinta anos com o cantor Víctor Manuel, com quem colabora musicalmente às vezes.

María del Pilar Cuesta Acosta, conhecida como Ana Belén (Madrid, 27 de Maio de 1951) é uma cantora e actriz espanhola. Está casada há mais de trinta anos com o cantor Víctor Manuel, com quem colabora musicalmente às vezes.

Biografia


Ana Belén estudou as artes dramáticas na Espanha durante sua juventude e começou trabalhando em produções teatrais e cinematográficas, em meados dos anos 1960. Embora trabalhando no filme "Morbo" por Gonzalo Suárez, que encontrou Víctor Manuel e mais tarde se casou em 1972 em Gibraltar. Neste momento, ela também começou sua carreira como cantora, lançando álbuns como "Tierra", em 1973, e "Calle del Oso", com canções compostas por Víctor Manuel, alguns deles com claro conteúdo político e social.

Ana Belén participou em vários filmes: La petición por Pilar Miró, Emilia paraday fonda por Angelino Fons, El buscónpor Luciano Berriatúa, La oscura historia de la prima Montse porJordi Cadena, La criaturapor Eloy de la Iglesia e Sonámbulos por Manuel Gutiérrez Aragón. Ela deu à luz o seu primeiro filho em 1976.

Em 1991 ela gravada "Como una novia" com canções de Gloria Varona, Pancho Varona e Antonio García de Diego, sendo este o primeiro álbum que não inclui qualquer canção composta ou adaptada por Víctor Manuel.

Em 1997, ela publicou um novo álbum "Mírame", que consistiu em suas próprias canções e duetos passando a tornar-se o álbum mais vendido de sua carreira solo. Com o seu lançamento, ela entrou em turnê em toda a Espanha e no Outono do mesmo ano, o 'El entusiasmo es nuestro' tour passou pela América, onde foi recebido com o mesmo entusiasmo como em Espanha.

1998 foi o centenário de Federico García Lorca e Ana comemorado este por lançar dois álbuns sob o título de Lorquiana, uma coleção de poemas e canções populares por Lorca. No ano seguinte, foi lançado outro álbum "Ana Belén y Miguel Rios cantan a Kurt Weill 'e tinha um papel na série Tele 5, Petra Delicado.

Retirado de Sapo Saber a 25-06-2010

Comentários