Pessoa

Bolo Yeung

Yang Sze

  • CN

  • Nasceu a 03 de Julho de 1938

Yang Sze nascido em Guangzhou, China em 3 de Julho de 1938, mais conhecido como Bolo Yeung é um actor mestre em artes marciais.

Yang Sze nascido em Guangzhou, China em 3 de Julho de 1938, mais conhecido como Bolo Yeung é um actor mestre em artes marciais.

Biografia


Filho de um negociante local, nasceu nos subúrbios de Guangzhou. Quando jovem Bolo estudou com vários mestres de Kung Fu, aprendeu acrobacia e começou o seu treinamento com pesos. Ele eventualmente tornou-se o campeão de levantamento de peso da China. Nos anos 60, para escapar do comunismo e procurar uma nova vida e novas oportunidades, o jovem Yang Sze fugiu a nado para Hong Kong. Lá, sobreviveu dando aulas de musculação e artes marciais. Ganhou vários prémios como mister Hong Kong e títulos na área da musculação.

Cinema


Nesta época chamou a atenção do senhor Run Run Shaw, das organizações Shaw Brothers e conseguiu vários papéis em filmes que o colocavam como vilão musculoso, normalmente estrangeiro. Claro que quanto maior ele ficava 'fisicamente', maiores os papéis determinados para ele e mais monstruosa a sua presença nas telas se tornava. Ainda na Shaw Brothers ele continuou desenvolvendo as suas habilidades de artes marciais. Continuou treinando e em 1970 ganhou o título de Mr. Hong Kong. Deixou a Shaws em 1971. Em 1973 ele foi escolhido por Bruce Lee para ser Bolo, o melhor lutador do barão das drogas, Mestre Han (Shih Kien) no clássico do Kung Fu Enter the Dragon (Operação Dragão). Ele ficou satisfeito por ter ganho este papel e ter trabalhado uma vez com Bruce, ele achou isto uma experiência positiva. Realmente eles tinham ficado amigos treinando juntos o kung fu. Bolo ficou triste por não ter lutado com Bruce no filme, mas isto nunca esteve nos planos da produção. A ausência desta briga é, para muitos, a única falha deste filme. Bruce assegurou a Bolo que ele o iria matar no próximo filme dele, que era O Jogo Da Morte. Infelizmente, dez dias depois daquela promessa ser feita, antes mesmo da pós-produção em Operação Dragão ser terminada, Bruce Lee morreu. Bolo foi descrito injustamente na sinopse do filme como sendo o campeão Sul-asiático de Karatê Shotokan. Embora ele humildemente diga que em termos de Kung Fu ele não se compara com Bruce Lee.

Ele brilhou em centenas de filmes de Kung Fu pelos 70`s e 80`s nos quais desenvolveu a sua marca registada, o estilo Lutar Sem Olhar e era regularmente morto pelo personagem de Bruce Le (Huang Kin Lung). O seu sucesso não veio até que ele co-estreou como Chong Li em Bloodsport (O Grande Dragão Branco). Para muitas pessoas, é Bolo a verdadeira estrela deste filme, que marcou com frases históricas como "tijolos não revidam" e várias outras. Ele foi inevitavelmente lançado como um monstro invencível de coragem quase sobrenatural que enfrentou contendores como Jean-Claude Van Damme.

Ainda foi o vilão em "Confronto Mortal" onde mais uma vez foi derrotado por um policial estreado pelo coreano Briton Lee (Hapkidô).

Em ShootFighter e ShootFighter 2, Bolo teve a rara chance de ser o mocinho. Claro que na vida real é isto o que ele é, um pai dedicado aos dois filhos, dos quais um, David também esteve em alguns filmes. Ele é o Técnico da equipe de fisiculturistas da Federação Internacional de Tapei e presidente da Associação dos Proprietários de Academias de Hong Kong

Equipamentos:

Nos filmes Bolo não usou muito equipamento, mais pela sua história lutava com pesos.

Adaptado de Sapo Saber a 12-12-2009

Comentários