Pessoa

Brad Bird

Phillip Bradley Bird

  • US

  • Nasceu a 11 de Setembro de 1957

Phillip Bradley Bird (nascido em 11 de Setembro, 1957 em Kalispell, Montana) é um diretor animador norte-americano premiado pelo Academy Award, conhecido por ter escrito e dirigido o filme de 1999 da Warner Bros.The Iron...

Phillip Bradley Bird (nascido em 11 de Setembro, 1957 em Kalispell, Montana) é um diretor animador norte-americano premiado pelo Academy Award, conhecido por ter escrito e dirigido o filme de 1999 da Warner Bros. The Iron Giant e o sucesso The Incredibles de (2004); e ainda, Ratatouille, em (2007) da Disney/Pixar.

Biografia


Bird começou seu primeiro desenho animado com 11 anos, e o terminou com 13. O filme chamou a atenção da Walt Disney, onde, com 14 anos, Bird foi treinado por Milt Kahl, um dos animadores legendários da Disney, conhecidos coletivamente como " Os Nove Anciões", em uma tradução literal de Nine Old Men. Bird se formou na Corvallis High School e depois de um intervalo de três anos, cursou a faculdade de California Institute of the Arts, onde ele conheceu o futuro co-fundador da Pixar e diretor de cinema John Lasseter. Formou-se e eventualmente conseguiu um emprego na Disney, mas saiu pouco tempo depois de trabalhar em The Fox and the Hound em 1981. Bird foi contratado em 1989 pela Klasky Csupo e ajudou a desenvolver The Simpsons de curtas de um minuto de The Tracey Ullman Show em uma série de meia-hora por episódio. Ele trabalhou lá por mais alguns anos como um consultor executivo. Trabalhou em várias outras séries de televisão, incluindo The Critic e King of the Hill antes de ser contratado pela Warner Bros. para dirigir o desenho-animado The Iron Giant. Mesmo recebendo ótimas críticas, o filme não foi um sucesso de bilheteria. Bird foi eventualmente contratado por seu amigo John Lasseter para criar The Incredibles (no qual ele também representou a voz da estilista Edna Mode).

Bird é também o criador (escritor, diretor, e co-produtor) de Family Dog episódio de Steven Spielberg em Amazing Stories. Além do mais, Bird foi co-escritor do screenplay do filme de ação *batteries not included.

Retirado de Sapo Saber a 14-09-2009

Comentários