Pessoa

Brendan Gleeson

  • IE

  • Nasceu a 29 de Março de 1955

Brendan Gleeson (Dublin, 29 de Março de 1955) é um actor irlandês famoso por filmes como 28 Days Later, Coração Valente e a série de filmes de Harry Potter.

Brendan Gleeson (Dublin, 29 de Março de 1955) é um actor irlandês famoso por filmes como 28 Days Later, Braveheart e a série de filmes de Harry Potter.

Brendan formou-se na University College Dublin, trabalhando vários anos como professor substituto na Belcamp College, no norte de Dublin. Ele mora actualmente em Malahide, na Irlanda, com a sua mulher Mary e os seus quatro filhos Domhnall, Fergus, Brían e Ruari. Gleeson também é talentoso com o violino. É amigo próximo de outros actores irlandeses, como Cillian Murphy, Liam Neeson e Stephen Rea.

Gleeson começou a actuar aos 34 anos de idade. A sua estreia foi no filme irlandês feito para TV The Treaty, onde ganhou o prémio Jacob´s Award em 1992.

Depois, actuou em mais de 30 filmes incluindo Braveheart, I Went Down, Michael Collins, Gangs of New York, Cold Mountain, 28 Days Later, Troy, Kingdom of Heaven, Artificial Intelligence: AI e The Village. Recebeu excelentes críticas pela sua actuação como o gangster irlandês Martin Cahill no filme O General de John Boorman em 1998.

Gleeson também participou de outros dois filmes de grande sucesso interpretando o professor "Olho-Tonto" Moody na série de filmes de Harry Potter, Harry Potter and the Goblet of Fire e Harry Potter and the Order of the Phoenix.

Também participou do filme Six-Shooter em 2006, vencedor do Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Retirado de Sapo Saber a 11-08-2009

Comentários