Pessoa

Britney Spears

Britney Jean Spears

  • US

  • Nasceu a 02 de Dezembro de 1981

Britney Jean Spears (Kentwood, Luisiana, 2 de Dezembro de 1981) é uma cantora americana.

Britney Jean Spears (Kentwood, Luisiana, 2 de Dezembro de 1981) é uma cantora americana.

Britney vendeu um pouco mais de 80 milhões de albuns, 50 milhões de singles e 70 milhões de DVDs no mundo todo de acordo com a revista TIME. Só nos Estados Unidos vendeu 31 milhões de discos segundo a tabela da RIAA. Sendo a única cantora a ter seus cinco álbuns entre o top 5 na parada da Billboard e ainda a mais jovem cantora, aos 21 anos, a ganhar uma estrela na Calçada da Fama.

Spears entrou em processo de separação do dançarino Kevin Federline, com quem manteve um relacionamento de dois anos e um mês, tendo dois filhos, Sean Preston (nascido a 14 de Setembro de 2005) e Jayden James Spears Federline (nascido a 12 de Setembro de 2006).

Em 2007, Britney Spears lança seu novo álbum, Blackout.

Biografia


Apesar de se apresentar em concursos locais desde os 3 anos de idade, a carreira de Britney Spears só teve início aos oito anos quando fez um teste para o programa Mickey Mouse Club (Clube do Mickey) da Disney junto com futuras estrelas como Christina Aguilera e Justin Timberlake, sem, no entanto, conseguir o papel, por ser jovem demais. Mudou-se para Nova Iorque para estudar dança e teatro.

Esses estudos lhe foram úteis, pois dois anos depois ela conseguiu uma participação em uma peça de teatro na off- Broadway e em seguida, um ano depois, conseguiu ingressar no elenco do Mickey Mouse Club. No entanto, o programa foi cancelado após duas temporadas depois da entrada de Britney. Spears voltou para casa para estudar e levar uma vida normal.

Aos quinze anos Britney voltou para Nova Iorque e assinou um contrato com a Jive Records para gravar seu primeiro álbum, ...Baby One More Time.

O single " ...Baby One More Time", saiu em 1998. O sucesso da canção fez com que Britney realizasse uma pequena turnê pelos shopping dos Estados Unidos chamada Hair Zone Mall Tour, ou simplesmente Mall Tour, e fizesse alguns shows de abertura do grupo 'N Sync até 12 de Janeiro de 1999 quando seu disco de estréia, ...Baby One More Time foi lançado e logo na primeira semana foi n° 1 na lista de mais vendidos da Billboard com 125 mil cópias,chegando a marca recórde de 24milhões de cópias vendidas em apenas 6 meses.

Deste álbum além do hit "..Baby One More Time" saíram os singles de Sometimes, (You Drive Me) Crazy, Born To Make You Happy na Europa e From The Bottom Of My Broken Heart nos Estados Unidos e América do Sul.

Em setembro de 1999 Britney estampou a capa da revista de música Rolling Stone, usando apenas um short e soutien.

Em maio de 2000, a cantora lançou seu segundo disco, " Oops!...I Did It Again", que vendeu mais de 1,319 milhões de cópias apenas na primeira semana, quebrando o recorde de álbum feminino mais vendido na primeira semana, e estreando em primeiro lugar de vendas novamente. O CD foi gravado em apenas dois meses, pois os produtores acreditavam que Britney não podia se afastar da mídia. Deste álbum, a cantora lançou também os singles: " Lucky", " Don't Let Me Be The Last To Know" e " Stronger" que entraram no TOP 3 de todas as paradas em que entraram.

No palco, ela veio explorando figurino e coreografias cada vez mais sensuais e explícitas. Ela chegou ao Brasil em janeiro de 2001 como a maior estrela pop da noite adolescente do festival Rock in Rio, com sua tour mundial " Oops!... I Did It Again World Tour".

Em novembro de 2001 Britney lançou o seu terceiro álbum de inéditas, chamado simplesmente Britney, que alcançou 745 mil cópias vendidas na semana de lançamento, tornando-se a primeira cantora a estrear seus 3 álbuns de inéditas em primeiro lugar. O primeiro single do álbum, " I'm A Slave 4 U", chocou o mundo com um clipe mostrando que ela realmente não era mais inocente, revelando uma Britney mais madura e provocativa do que nunca. Também contou com mais 5 singles: " I'm Not A Girl, Not Yet A Woman" (lançado também na trilha sonora do filme a qual Spears foi protagonista) " Overprotected", " Boys", " I Love Rock 'N' Roll" e " Anticipating" (no Brasil e na Australia).

Para divulgar o CD, Britney Spears lançou sua segunda tour mundial, " Dream Within a Dream Tour", estimada em 18 milhões de dólares de equipamentos e com todos os ingressos esgotados antes do primeiro show.

Em 2002 após o término do namoro de quatro anos com o cantor Justin Timberlake, Britney esgotada devido a carga de shows, declarou que tiraria férias de 6 meses, tempo que ela usou pra gravar o 4º álbum " In The Zone". Este CD diferenciou-se dos anteriores pelo seu caráter erotizado. Mais uma vez estreando no topo da Billboard com 609 mil cds vendidos na semana de lançamento, Britney quebra o próprio recorde de única artista feminina a ter quatro álbuns consecutivos estreando em primeiro lugar.

Britney está mais madura musicalmente e dessa vez explorando abusivamente da sensualidade, com canções como "Touch Of My Hand" e " Breathe On Me", o álbum lhe rendeu " Toxic" que conquistou o tão almejado Grammy (melhor gravação dance) e contou com mais três singles: " Me Against The Music" dueto com Madonna, " Everytime" e " Outrageous", e também a sua terceira turnê mundial " The Onyx Hotel Tour". A turnê teve que ser interrompida depois de um incidente durante as gravações de seu clipe Outrageous, onde ela acabou fraturando o joelho sendo submetida à uma cirurgia e repouso domiciliar por oito meses.

Durante esse período, lançou o "Greatest Hits: My Prerogative" e o "B In The Mix: The Remixes". Depois de seu último álbum lançado, parece que Britney havia parado um pouco para cuidar da família. Todavia, em 2006, após uma confusa separação do marido Kevin Federline, Britney começou a se envolver em escândalos ainda maiores, tendo como auge, em 2007, ter raspado a cabeça misteriosamente e ter se internado em uma clínica de reabilitação.

Em maio de 2007, fez a tour " The M+M's Tour", que se apresentou na Flórida e Califórnia. Tratavam-se de pequenos shows para um número limitado de pessoas, contando com alguns de seus maiores sucessos da carreira ( ...Baby One More Time, I'm a Slave 4 U, Do Something, Breathe On Me e Toxic). No dia 30 de Agosto de 2007, a canção Gimme More foi tocada pela primeira vez por uma rádio norte-americana. Gimme More é o primeiro single do quinto álbum de estúdio da cantora.

Seu retorno oficial foi no Video Music Awards da MTV norte-americana no dia 9 de Setembro de 2007, porém foi muito criticada porque estava tensa e nervosa, fazendo playback e revelando uma postura pouco entusiasmante.

A canção " Gimme More" foi lançada oficialmente no dia 18 de setembro de 2007, e ficou em primeiro lugar em nove países na loja digital iTunes, sendo esses países Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Irlanda, Australia, Luxemburgo e Nova Zelândia.

O videoclipe de " Gimme More" foi lançado no dia 5 de outubro de 2007, no iTunes, onde Britney era duas personagens, uma Stripper morena e a mulher loira que fica apenas observando-a dançar em seu mastro. Porém, há outra versão do vídeo, em que a Britney stripper tira a blusa que está vestindo e fica com os seios à mostra. O videoclipe de "Gimme More" foi duramente criticado, por se diferenciar do estilo dos outros videoclipes da cantora.

O lançamento do álbum foi no dia 30 de outubro de 2007, e em menos de 24 horas de vendas, alcançou o 1º lugar em cinco países. O álbum Blackout recebeu diversos elogios, que vão de " Este álbum é melhor do que qualquer coisa que Gwen Stefani já fez" até " Neste álbum não tem mais músicas bonitinhas, como I'm Not a Girl Not Yet a Woman". Porém, esse excelente resultado de Blackout pode não ser uma garantia que Spears está de volta, apesar de este ano já ter recebido um título de ' Fênix', pois renasce de suas próprias cinzas.

A princesa da Pop apenas fez uma actuação de divulgação do primeiro single do seu álbum de regresso, "Gimme More", nos Video Music Awards de 2007, em Las Vegas. A própria Sony BMG proibiu a transmissão ou repetição das imagens da actuação em qualquer canal de televisão e até em sites de alojamento de vídeos como o Youtube. Nessa actuação, Britney cantou um pouco da música "Trouble" de Elvis Presley.

" Blackout" foi o único álbum da cantora que não estreou em 1º lugar na Billboard. Isso porque, minutos antes a Billboard alterou as suas regras de contabilização de charts (como o Top 200), deixando Britney em segundo lugar, perdendo apenas para o álbum do grupo veterano Eagles, com seu álbum Long Road Out of Eden.

Porém, mesmo que "Blackout" recebesse uma massiva divulgação, como aconteceu com o In the Zone, seria pouco provável que a cantora ultrapassasse o grupo, tendo em vista que, este é o primeiro álbum de inéditas dos Eagles depois de 28 anos de afastamento e, por fim, estar custando apenas US$ 3,00.

O novo álbum de inéditas de Britney vendeu, aproximadamente 690 mil cópias, em duas semanas, um excelente número, tendo visto que nos últimos tempo tem sido muito difícil vender uma quantidade de cópias tão boas quanto em 1999, já que há pirataria dos álbuns, principalmente da Internet. Em Portugal, o álbum estreou na 10º posição do Top 30 Nacional de Vendas na primeira semana, de acordo com a Associação Fonográfica Portuguesa.

O 2º single "Piece Of Me" está fazendo um grande sucesso por todo o mundo e mantém-se no Top do TRL Americano. O videclip foi feito em 2 dias e foi o mais caro da história de Britney a seguir de "Toxic". Foram usadas várias modelos parecidas a Britney que são atacadas por papparazis.

"Blackout" ganhou o prémio de "Melhor Álbum Internacional" na edição de 2008 dos NRJ Awards, em França.

O terceiro single do "Blackout" entitulado "Break The Ice", está fazendo muito sucesso e estreou na parada americana de clips (TRL MTV) em oitavo lugar.

Marcando o retorno da cantora, Britney gravou uma participação especial no seriado estadunidense How I Met Your Mother que foi ao ar nos Estados Unidos no dia 24 de março de 2008, pelo canal CBS.

Britney gravou mais uma participação na série How I Met Your Mother que foi ao ar no dia 12 do mesmo mês.

No mês de Junho de 2008, Britney gravou uma participação especial no clipe When I Grow Up das Pussicat Dolls. Segundo o diretor do vídeo, Joseph Kahn, é uma participação pequena mas bem interessante. A participação de Spears, tem objetivo de aumentar a popularidade da música,só que a participação de Britney foi cortada na edição final.

E algum tempo atrás, fontes próximas a Britney Spears informaram aos tablóides americanos que a cantora já está começando a pesquisar sobre seu novo trabalho, um novo álbum de musicas que irá se chamar Backlith algo como "de volta a luz", mas fontes disseram que britney não gostou do titúlo. Pelo que as fontes informaram, Britney quer criar algo, que segundo ela, será novo. O que se espera é que o novo CD de Britney Spears seja lançado no mês de dezembro desse ano, mas enquanto esse novo álbum não sai, dizem que a cantora está mergulhada em música para conseguir inspiração.

Imagem controversa


Britney é uma das celebridades mais expostas da atualidade. Cercada de boatos e com sua vida pessoal exposta ao público, Britney transformou-se na estrela favorita dos tablóides de todo o mundo. Em abril de 1999, com apenas dezessete anos, Britney foi capa da revista Rolling Stone, com fotos ao estilo Lolita. A polêmica estava criada, pois mostrava uma Britney mais provocante da qual o público estava acostumado a ver.

Durante a performance de abertura do VMA 2003, Britney e Christina Aguilera cantaram trechos de Like a Virgin e vestidas de noiva, para homenagear os 20 do VMA e os 20 anos de carreira de Madonna que estava vestida de noivo. Britney e Madonna beijaram-se na boca, fazendo com que a performance recebesse extrema atenção da mídia mundial, que foi notícia de abertura de vários telejornais internacionais e capa de várias revistas, incluíndo em Portugal. Foi nos bastidores desta atuação, que Britney mostrou a música "Me Against The Music" (apenas com a sua voz) e perguntou a opinião de Madonna, depois, Madonna disse a Britney que elas deverião fazer "algo juntas" e Britney convidou Madonna a fazer o dueto. Spears também casou-se com seu amigo de infância Jason Allen Alexander, no dia 3 de Janeiro de 2004. No dia seguinte seus advogados entraram com um pedido de anulação da cerimônia. Com isso, o casamento durou apenas 55 horas.

No princípio do ano de 2007, Britney Spears raspou seu cabelo.

Britney Spears chegou a sair à noite diversas vezes com Paris Hilton, onde foi apanhada 3 vezes sem calcinha e diz-se que as duas cantoras gravaram um dueto.

No dia 9 de Setembro de 2007 apresentou-se no VMA, com a música Gimme More anunciando a sua volta no mundo musical.

Ícone pop


Britney é a cantora que mais vendeu discos nos anos 2000 até o momento. Em 2002, ela foi eleita pela revista Forbes uma das celebridades mais influentes do mundo. Spears foi eleita o vigésimo maior Ícone Pop de todos os tempos pela revista People e pelo canal VH1. Em 2004 foi eleita pela revista FHM a mulher mais sexy do mundo. Britney também teve uma grande influência na moda ao popularizar no mundo o jeans de cintura baixa e o piercing de umbigo. Ela também foi, por 4 anos consecutivos, a celebridade mais procurada pela internet de acordo com os sites de busca Google e Yahoo!.

Britney Spears é classificada como Soprano Soubrette e possui um registro vocal de 2,5 oitavas (E3-A5).

Discografia


(Vendas Mundiais)

(Vendas Mundiais)

São mencionados apenas a posição dos singles em grandes mercados fonográficos como a United World Chart (UWC), Estados Unidos (Billboard Hot 100), Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, França e Brasil, respectivamente.

DVDs


vendas mundiais

Produtos


Britney também assina várias fragrâncias, entre elas:

Só no ano passado, as fragrâncias renderam o lucro de 84 milhões de dólares.

Notas e referências


kaa:Britney Spears

Retirado de Sapo Saber a 19-08-2010

Comentários