Pessoa

Carlos Cruz

Carlos Cruz, GOIH (Torres Novas, 24 de Março de 1942), jornalista e apresentador de televisão português.

Carlos Cruz, GOIH (Torres Novas, 24 de Março de 1942), jornalista e apresentador de televisão português.

Biografia


Começa a fazer rádio aos 14 anos, tendo sido relactor desportivo e produtor de programas desportivos na Emissora Católica de Angola, no Rádio Clube de Angola. Em 1960 entra para a Emissora Nacionale em 1962 passa para a televisão. Mais tarde exercerá as funções de director de informação, director de programas e director-coordenador da RTP1.

Apresenta, em 1968, PBX, programa para Rádio Renascença. Integra um dos mais inovadores programas da televisão portuguesa, o Zip-Zip ( 1969), ao lado de Raul Solnado e Fialho Gouveia.

Na rádio apresenta o programa Tempo Zip. Na Rádio Renascença irá fundar, em 1973, o Serviço de Noticiários.

Como director de programas da RTP1 negoceia a compra para Portugal da novela , Gabriela, Cravo e Canela adaptação do romance de Jorge Amado.

Foi Conselheiro de Imprensa da Missão Portuguesa junto das Organização das Nações Unidas, entre 1975 e 1979.

Ao lado de Raul Solnado e Fialho Gouveia apresentou o programa E o Resto São Cantigas.

Na rádio apresentou o programa Pão Com Manteiga. Dirigiu, em 1982, a revista Mais e apresentou o programa Duplex na Rádio Comercial..

Em 1984 é apresentador e responsável por trazer de Espanha o concurso 1, 2, 3 que se tornou um grande sucesso. Aparece no filme Vidas de António da Cunha Telles.

Apresenta, em 1986, um formado inovador na RTP2, a Quinta do Dois, cujo cenário adopatava o ambiente da rádio. Neste programa é criada a personagem "Zé da Víuva" desempenhada pelo actor Carlos Cunha. Outros dos intervenientes eram Cândido Mota e os Parodiantes de Lisboa.

Produz o musical Enfim Sós onde apareceram nomes como Dulce Pontes e a cantora Dora.

Já em 1990 funda a CCA - Carlos Cruz Audiovisual, Lda., entre outras empresas, responsáveis então pela produção de onze programas semanais para a RTP1, como A Roda da Sorte, O Preço Certo, Isto... só Vídeo ou Marina, Marina. Ficará conhecido como o «Senhor Televisão».

Apresenta programas como Carlos Cruz Quarta Feira e Zona+.

Foi Director de Antena da TVI, em 1996. De 1999 a 2000 apresentou Quem Quer Ser Milionário, na RTP1.

Muda-se para a Sic onde apresenta o programa Noites Marcianas.

Foi o rosto da campanha institucional para a a introdução do Euro em Portugal, ao presidir à Comissão Executiva da Candidatura Portuguesa ao Campeonato Europeu de Futebol de 2004. Em 2002 recebe, das mãos de Jorge Sampaio, o Grau Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

A sua carreira foi interrompida abruptamente com o envolvimento no caso de pedofilia com alunos da Casa Pia de Lisboa. Em 1 de Fevereiro de 2003 foi detido no âmbito desse processo, mas acabaria por ser libertado. O julgamento ainda está a decorrer. Nas alegações finais o Ministério Público deu como provado quatro crimes contra o ex-apresentador , ao passo que a defesa, na voz do seu advogado, declara-o como inocente.

Retirado de Sapo Saber a 03-04-2011

Comentários