Pessoa

Daft Punk

Daft Punk é uma dupla de música eletrônica constituída pelos músicos franceses Guy-Manuel de Homem-Christo (nascido em 8 de fevereiro de 1974) e Thomas Bangalter (nascido em 3 de janeiro de 1975).[1] Daft Punk alcançou p...

Daft Punk é uma dupla de música eletrônica constituída pelos músicos franceses Guy-Manuel De Homem-Christo (nascido em 8 de fevereiro de 1974) e Thomas Bangalter (nascido em 3 de janeiro de 1975). Daft Punk alcançou popularidade significativa no movimento house no final dos anos 90 na França e estava satisfeito com o sucesso contínuo nos anos seguintes.

Daft Punk também produziu canções que foram consideradas essenciais no cenário da French house. Teve como empresário de 1996 a 2008 Pedro Winter (Busy P), o chefe da Ed Banger Records.

História


Thomas Bangalter e Guy-Manuel De Homem-Christo se encontraram em 1987 na Lycée Carnot, uma escola secundária em Paris. Os dois se tornaram bons amigos e mais tarde gravaram faixas demo com os demais da escola. Isso acabou por conduzir à formação do grupo à base de guitarra chamado Darlin' com Laurent Brancowitz em 1992. Bangalter e Homem-Christo tocavam baixo e guitarra, respectivamente, enquanto Brancowitz tocava bateria. O trio de indie rock tinha marcas próprias após a canção de The Beach Boys com o mesmo nome, que eles faziam cover juntamente com uma composição original. Stereolab lançou ambas as faixas em um EP multi-artista da Duophonic Records e convidou a banda para abrir shows no Reino Unido. Bangalter considerou que "A coisa rock n' roll que fizemos foi proporcionalmente bonita, eu acho. Foi tão breve, talvez seis meses, quatro músicas e dois shows e foi isso". Uma crítica negativa na Melody Maker posteriormente apelidou a música como "a bunch of daft punk" ( um bando de punks bobos, em inglês). Em vez de dispensarem a crítica, Bangalter e de Homem-Christo acharam isso divertido. Quanto a este último, declarou, "Lutamos tanto tempo para encontrar [o nome] Darlin', e isto aconteceu tão rápido". Com Darlin' dissolvido, Brancowitz segue com outros esforços na banda Phoenix. Bangalter e de Homem-Christo formaram Daft Punk e experimentaram máquinas de ritmos e sintetizadores.

Em 1993, Daft Punk frequentou uma rave na EuroDisney, onde encontraram Stuart Macmillan do Slam, co-fundador da gravadora Soma Quality Recordings. O demo dado a Macmillan na rave formou a base para o single de estreia de Daft Punk " The New Wave", uma edição limitada em 1994. O single também continha a versão final de "The New Wave" chamada "Alive".

Daft Punk retornou ao estúdio para gravar em maio de 1995 " Da Funk". Tornou-se seu primeiro single bem sucedido comercialmente no mesmo ano. Após o sucesso de "Da Funk", Daft Punk visou encontrar um empresário. Eles não tinham dificuldades para encontrar um no momento em que escolheram Pedro Winter, que regularmente promoveu eles e outros artistas em suas boates. A banda assinou com a Virgin Records em setembro de 1996 e fez um acordo através do qual eles licenciaram as suas faixas para a gravadora principal através da sua companhia de produção, Daft Trax. Bangalter falou da decisão da dupla de assinar com a Virgin:

No que diz respeito ao controle de criatividade e liberdade da dupla, Bangalter disse:

"Da Funk" e "Alive" foram posteriormente incluídos no álbum de estreia Homework de 1997. O álbum foi considerado como uma síntese inovadora de techno, house, acid house e estilos de electro, e é amplamente reconhecido como um dos mais influentes álbuns de dance music dos anos noventa. "Da Funk" também foi incluído na trilha sonora do filme The Saint. Foi durante este período de mudança na dance music que Daft Punk tornou-se amplamente bem sucedido. Eles combinaram os estilos musicais acima mencionados e elementos de rave music. O single mais bem sucedido de Homework foi " Around the World", que é conhecido por repetir o canto do título da canção. Daft Punk também produziu uma série de videoclipes para Homework, dirigidos por Spike Jonze, Michel Gondry, Roman Coppola e Seb Janiak. A coleção de vídeos foi lançada em 1999 e intitulada D.A.F.T.: A Story About Dogs, Androids, Firemen and Tomatoes.

Em 1999, a dupla foi bem nas sessões para gravar seu segundo álbum, que tinha começado um ano antes. O lançamento de Discovery em 2001 trouxe um vigarista e distinto estilo synthpop, inicialmente chocando fãs dos trabalhos anteriores de Daft Punk em Homework. O grupo afirma que o álbum foi concebido como uma tentativa para reconectar com uma atitude divertida de mente aberta associada com a fase de descoberta de infância. Isto explica o uso pesado de temas e samples do final dos anos 70 e início dos anos 80 no álbum. Chegou a 2ª posição no Reino Unido, e o single " One More Time" foi um grande sucesso e o principal hit, que quase fez top no UK Singles Chart. A canção é conhecida por ser muito auto-sintonizada e comprimida. A canção e o álbum criaram uma nova geração de fãs principalmente familiarizados com o segundo lançamento de Daft Punk. Os singles " Digital Love" e " Harder, Better, Faster, Stronger" foram também muito bem sucedidos nas paradas musicais no Reino Unido e nos Estados Unidos, e " Face to Face" atingiu a 1ª posição em paradas musicais nos EUA, apesar de uma edição limitada do single. Um trecho de 45 minutos de uma performance da Daftendirektour gravada em Birmingham, Reino Unido em 1997 também foi lançada em 2001, intitulado Alive 1997.

2003 viu o lançamento do longa animado Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Daft Punk produziu o filme sob a supervisão de Leiji Matsumoto, quem eles haviam dito ser seu herói de infância. O álbum Daft Club também foi lançado para promover o filme. Este apresenta uma coleção de remixes anteriormente disponibilizados através de um serviço de membro online com o mesmo nome.

Começando em 13 de setembro e terminando em 9 de novembro de 2004, Daft Punk dedicou seis semanas para a criação do novo material. A dupla lançou o álbum Human After All em março de 2005. Críticas variaram, principalmente citando ser excessivamente repetitivo e a aparente gravação apressada. Os singles deste álbum são: "Robot Rock", "Technologic", "Human After All" e "The Prime Time of Your Life". A primeira declaração oficial de Daft Punk relativa ao álbum foi "acreditamos que Human After All fala por si".

Um CD/DVD de antologia de Daft Punk intitulado Musique Vol. 1 1993-2005 foi lançado em 4 de abril de 2006 nos Estados Unidos. Este contêm novos videoclipes de "The Prime Time of Your Life" e "Robot Rock (Maximum Overdrive)". Daft Punk também lançou um álbum de remix de Human After All chamado Human After All: Remixes. Uma edição limitada incluía dois kubricks de Daft Punk como robôs.

Em 21 de maio de 2006, Daft Punk estreou seu primeiro filme dirigido, Daft Punk's Electroma no Festival de Cannes. O filme não inclui a sua própria música, que é a primeira vez para a dupla considerando seu DVD e filme anteriormente lançados ( D.A.F.T. para Homework e Interstella 5555 para Discovery). Midnight screenings do filme foram mostrados em teatros de Paris a partir do final de março de 2007. O público inicial comentou positivamente o filme.

Daft Punk lançou seu segundo álbum ao vivo intitulado Alive 2007 em 19 de novembro de 2007. Este contém a performance da dupla em Paris da sua turnê Alive 2007. O álbum inclui um livro de 50 páginas apresentando fotografias tiradas durante a turnê. A versão ao vivo de "Harder, Better, Faster, Stronger" do álbum Alive 2007 foi lançado como um single. Um videoclipe para o single dirigido por Olivier Gondry apresenta filmagens tiradas por 250 espectadores aparecendo no Keyspan Park, Coney Island.

Após a turnê Alive 2007, Daft Punk focou em outros projetos. Uma entrevista de 2008 com Pedro Winter revelou que a dupla retornou ao seu estúdio em Paris para trabalhar no novo material. Winter também deixou de ser empresário de Daft Punk para centrar a atenção na sua gravadora Ed Banger Records e seu trabalho como Busy P. Ele declarou em uma entrevista mais tarde que a dupla está trabalhando com uma empresa administrativa não especificada em Los Angeles. Em 2008, Daft Punk ficou na 38ª posição em uma votação oficial mundial da DJ Magazine, após estrear na 71ª posição em 2007. Em 8 de fevereiro de 2009, Daft Punk ganhou dois Grammys com Alive 2007 e o single "Harder, Better, Faster, Stronger".

Em 4 de março de 2009, foi anunciado que Daft Punk assinou escrever a trilha sonora para o filme TR2N.

Influências


Bangalter e de Homem-Christo disseram que muitas fontes influenciaram seu estilo musical. Anos antes de produzirem música eletrônica como uma dupla, afirmaram que têm compartilhado gostos de Elton John, MC5, The Rolling Stones, The Beach Boys e The Stooges. A sua admiração em comum por bandas de rock levou à fundação de seu projeto independente próprio, Darlin'. Bangalter afirmou que "Foi talvez mais uma coisa adolescente naquela ocasião. É como, você sabe, todos querem estar em uma banda". Eles extraíram a inspiração do rock e acid house no Reino Unido durante o início da década de 90. De Homem-Christo apontou Screamadelica de Primal Scream como um trabalho influente, como a gravação "colocar tudo em conjunto", em termos do gênero.

As notas do álbum Homework homenageiam um grande número de artistas musicais e contém uma citação de Brian Wilson. Bangalter afirmou que "Na música de Brian Wilson você podia realmente sentir a beleza - era muito espiritual. Tal como Bob Marley, também". Quando questionado sobre o sucesso do álbum de estreia de Daft Punk e a crescente popularidade de seus gêneros musicais relacionados, Bangalter respondeu, "antes de nós, você tinha Frankie Knuckles ou Juan Atkins e assim por diante. O mínimo que você pode fazer é respeitar aqueles que não são conhecidos e que têm influenciado pessoas". A faixa de Daft Punk "Teachers" em Homework refere-se a várias influências incluindo Romanthony e Todd Edwards. De Homem-Christo declarou que "Sua música teve um grande efeito sobre nós. O som de suas produções — a compressão, o som da bateria e a voz de Romanthony, da emoção e da alma — é parte de como tocamos hoje".

Romanthony e Edwards mais tarde colaboraram com Daft Punk em faixas para Discovery. Para o álbum, Daft Punk focalizou em novos estilos de música eletrônica. Uma grande inspiração foi o single "Windowlicker" de Aphex Twin, que foi "nem uma faixa puramente club music, nem uma muito chill-out, faixa de relaxamento down-tempo", segundo Bangalter. A dupla também utilizou equipamento retro para recriar o som de um artista anterior. Como afirmado por de Homem-Christo, em 'Digital Love' você recebe esta vibração de Supertramp", que foi gerada através de um piano Wurlitzer de estúdio. Durante uma entrevista posterior, de Homem-Christo esclareceu que "não fizemos uma lista de artistas que gostamos e copiamos suas músicas".

Componentes visuais e imagem


Daft Punk é notado pelo uso de componentes visuais associados com as suas produções musicais. Os videoclipes para os singles de Homework caracterizaram personagens memoráveis e colocaram ênfase na história em vez de performance musical. O álbum Discovery posteriormente se tornou a trilha sonora para Interstella 5555.

O visual da dupla também tem mudado ao longo do tempo. Durante os anos de Homework, a dupla normalmente usava máscaras para esconder sua aparência. Quando não usando disfarces, eles ocasionalmente preferiam ser substituídos por animação (em que apareceu no DVD The Work of Director Michel Gondry) ou ter seus rostos digitalmente escurecidos por press kits. Muitas poucas fotos oficiais dos rostos da dupla existem, incluindo uma embaçada encontrada nas notas do álbum Homework.

Em seus anos mais visíveis de Discovery, eles têm aparecido como robôs futuristas para fotos de publicidade, entrevistas, shows ao vivo e videoclipes. Estes trajes, projetados por Tony Gardner e Alterian, Inc., ostenta capacetes complexos capazes de diversos efeitos de LED e luvas metálicas. Daft Punk introduziu o traje para muitos telespectadores dos EUA através de uma propaganda para uma apresentação especial de seus vídeos no bloco Toonami do Cartoon Network. Thomas Bangalter uma vez declarou, "Nós não optamos tornarmos robôs. Houve um acidente em nosso estúdio. Estávamos trabalhando em nosso sampler, e exatamente às 9:09 do dia 9 de setembro de 1999, ele explodiu. Quando recuperamos a consciência, descobrimos que havíamos nos tornado em robôs".

Daft Punk havia dito que eles puseram seus disfarces de robôs para facilmente fundir as características dos seres humanos e máquinas. No entanto, Bangalter mais tarde afirmou que os trajes foram inicialmente o resultado da timidez. "Mas isso se tornou emocionante do ponto de vista do público. É a ideia de ser um sujeito comum com algum tipo de superpoder". Quando questionado se a dupla expressou-se diferentemente dentro dos trajes robóticos, Bangalter declarou "Não, nós não precisamos disso. Não é sobre ter inibições. É mais como uma versão avançada do glam, onde não é definitivamente você". Com o lançamento de Human After All, as roupas da dupla ficaram um pouco menos complexas por consistirem de macacões de couro escuro e simplificou versões dos capacetes de Discovery. Os macacões foram desenhados por Hedi Slimane.

Segundo Bangalter, a dupla tem uma "regra geral sobre não aparecer em vídeos". Embora a dupla raramente conceda entrevistas, Bangalter é citado como sendo o mais tagarela e teimoso. Em relação à fama e ao estrelato, ele disse:

Nós não acreditamos no sistema de estrelas. Queremos que o foco seja na música. Se tivermos que criar uma imagem, ela deve ser uma imagem artificial. Essa combinação esconde nossa fisicalidade e mostra também o nosso ponto de vista sobre o sistema de estrelas. Não é um compromisso.

Estamos tentando separar o lado privado e o lado público. Só que nós estamos um pouco embaraçados pela coisa toda. Não queremos brincar desta coisa de sistema de estrelas. Não queremos ser reconhecidos nas ruas. Todos tem nos aceitado usando máscaras em fotos até agora, o que nos faz felizes. Algumas vezes as pessoas são um pouco decepcionadas, mas essa é a única maneira que queremos fazer. Achamos que a música é a coisa mais pessoal que podemos dar. O resto é apenas sobre as pessoas tendo elas mesmas a sério, o que é tudo muito chato às vezes.

Na mesma entrevista, ele também foi questionado se o estrelato pode ser evitado.

Sim. Eu acho que as pessoas compreendem o que estamos fazendo. Eu conheço muitas pessoas que talvez gostem do jeito como estamos tratando as coisas. As pessoas entendem que você não precisa estar nas capas de revistas com a sua cara para fazer boa música. Os pintores e outros artistas, você não os conhece, mas você sabe o que eles estão fazendo. Estamos muito felizes que a ideia em si está se tornando famosa. Na França, você fala de Daft Punk e eu tenho certeza que milhões de pessoas já ouviram falar, mas menos que algumas milhares de pessoas conhecem nossa cara - que é a coisa em que estamos. Nós controlamos isso, mas não é fisicamente nós, as nossas pessoas. Não queremos fugir de pessoas que são da mesma idade que nós, agitando a mão e dizendo, 'Posso ter o seu autógrafo?' porque pensamos que somos exatamente como elas. Mesmo as garotas, elas podem cair de amor com sua música, mas não com você. Você nem sempre compromete-se a ser famoso. A brincadeira com máscaras é apenas para tornar mais engraçado. Não queremos todas as poses e atitudes do rock n' roll - elas são completamente estúpidas e ridículas hoje.

Durante a filmagem e desenvolvimento de Daft Punk's Electroma, a dupla deslocou o filme para evitar mostrar seus rostos. Durante o set do filme, a dupla escolheu ser entrevistada com as costas viradas. Conforme transmitido em outubro de 2006, a banda foi tão longe que usou um pano preto sobre as suas cabeça durante uma entrevista televisiva.

Acredita-se que o mistério das identidades e a natureza elaborada dos seus disfarces foram acrescentadas às suas popularidades. O status icônico do figurino robótico foi comparado com a maquiagem do KISS e com a jaqueta de couro usada por Iggy Pop. Bangalter afirmou, "A máscara fica muito quente, mas depois de usá-lá durante tanto tempo, estou habituado a isso". Ele também afirmou:

Nunca gostamos de fazer a mesma coisa duas vezes. É mais divertido e interessante para nós fazer algo diferente, se é usando máscaras ou desenvolvendo uma personalidade que mistura ficção e realidade. Estamos felizes em devolver as massas.

Performances ao vivo


No Outono de 1997, fizeram a turnê Daftendirektour para promover Homework em várias cidades em todo o mundo. Para esta turnê, Daft Punk optou por utilizar seu equipamento de estúdio caseiro para os shows ao vivo. Conforme Bangalter declarou, "Tudo estava sincronizado — as máquinas de ritmos, as linhas do baixo. O sequenciador apenas enviava os tempos e controlava as batidas e compassos. No topo desta estrutura, construímos todas estas camadas de samples e diversas partes que poderíamos nos conduzir sempre que quiséssemos". Em 25 de maio de 1997, eles foram vistos em performance no festival Tribal Gathering em Luton Hoo, Inglaterra, junto com Orbital e Kraftwerk. Também digno de nota a performance em 8 de novembro em Birmingham, Reino Unido, da qual veio a gravação de Alive 1997.

Retirado de Sapo Saber a 25-03-2011

Comentários