Pessoa

David Fincher

David Leo Fincher

  • US

  • Nasceu a 28 de Agosto de 1962

David Fincher (Denver, 28 de Agosto de 1962) é um director de cinema norte-americano, conhecido por seu trabalho em thrillers como Se7en e Fight Club.

David Fincher (Denver, 28 de Agosto de 1962) é um diretor de cinema norte-americano, conhecido por seu trabalho em thrillers como Se7en e Fight Club.

David Fincher nasceu em Denver, Colorado, EUA, em 1962. E começou a fazer "filmes" aos 8 anos de idade, quando brincava com a câmara dos seus pais. Em 1980 viu O Império Contra Ataca de George Lucas. Foi esta experiência que o fez olhar de outra maneira para o cinema e ajudou-o a encontrar o seu próprio estilo. Começou a trabalhar numa empresa de animação, e aos 18 anos foi trabalhar para a "Industrial Light and Magic - ILM" de George Lucas onde ficou vários anos. Nesse período teve a oportunidade de trabalhar em O Retorno de Jedi (1983) e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984).

Deixou a ILM para fazer publicidade; o seu primeiro trabalho foi para a American Cancer Society. Também fez muitos clipes para artistas como os Aerosmith, Madonna e Paula Abdul, 6 dos quais chegaram ao Top 100 da MTV em recente eleição dos 100 melhores do século.

Como realizador de longas-metragens estreou-se com "Alien 3" (1992). Infelizmente o filme não foi uma experiência agradável para Fincher, que passou um mau bocado com a equipe da 20th Century Fox. Além disso o filme não foi bem recebido pela crítica nem pelos fãs da saga. Esta má experiência fez com que Fincher recuasse para a publicidade e clipes.

Mas a sorte bateu-lhe à porta com o argumento de Andrew Kevin Walker para " Seven" (1995), que deu a Fincher a aclamação da crítica que ele precisava para se afirmar como realizador. Impulsionado, parcialmente pelo poder mediático de Brad Pitt, este filme deu a Fincher uma boa posição para futuros trabalhos em Hollywood. Em 1997, David Fincher fez o seu terceiro filme, "Vidas em Jogo" com Michael Douglas.

Com "Clube da Luta" (1999), além de amadurecer o seu estilo, o longa-metragem provocou grande polémica devido ao seu conteúdo violento e personagens "anti-sociais". Apesar de toda polémica e da fraca bilheteira (o filme não conseguiu reverter os custos de produção nos cinemas), o seu lançamento em VHS e DVD foi estrondoso, sendo um sucesso absoluto de vendas, com uma edição de luxo com 24 horas de extras no DVD.

Retirado de Sapo Saber a 11-08-2009

Comentários