Pessoa

Edgar Allan Poe

Edgar Poe

  • US

  • Nasceu a 19 de Janeiro de 1809

  • Faleceu a 07 de Outubro de 1849

Edgar Allan Poe (Boston, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor norte americano.

Edgar Allan Poe (Boston, 19 de Janeiro de 1809 — Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um escritor, poeta, Romance, crítico literário e editor norte americano.

Poe é considerado, juntamente com Jules Verne, um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas. Alguns dos seus romances, como The Murders in the Rue Morgue (Os Crimes da Rua Morgue), The Purloined Letter (A Carta Roubada) e The Mystery of Marie Roget (O Mistério de Maria Roget), figuram entre as primeiras obras reconhecidas como policiais, e, de acordo com muitos, as suas obras marcam o início da verdadeira literatura norte-americana.

Vida


Edgar Allan Poe nasceu no seio de uma família escocesa- irlandesa, filho do actor David Poe Jr., que abandonou a família em 1810, e da actriz Elizabeth Arnold Hopkins Poe, que morreu de tuberculose em 1811. Depois da morte da mãe, Poe foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, um mercador de tabaco bem sucedido de Richmond, que nunca o adoptou legalmente, mas deu-lhe o seu apelido (muitas vezes erradamente escrito "Allen").

Depois de frequentar a escola de Misses Duborg em Londres e a Manor School em Stoke Newington, Poe regressou com a família Allan a Richmond em 1820 e registou-se na Universidade da Virgínia, em 1826, que viria a frequentar durante um ano apenas. Desta viria a ser expulso graças ao seu estilo aventureiro e boémio.

Na sequência de desentendimentos com o padrasto, relacionados com as dívidas de jogo, Poe alistou-se nas forças armadas, sob o nome Edgar A. Perry, em 1827. Nesse mesmo ano, Poe publicou o seu primeiro livro, Tamerlane and Other Poems. Depois de dois anos de serviço militar, acabaria por ser dispensado. Em 1829 a sua madrasta faleceu, Poe publicou o seu segundo livro, Al Aaraf, e reconciliou-se com o seu padrasto, que o auxiliou a entrar na Academia Militar de West Point. Em virtude da sua, supostamente propositada, desobediência a ordens, acabou por ser expulso desta academia, em 1831, facto pelo qual o padrasto o repudiou até à sua morte, em 1834.

Poe mudou-se, em seguida, para Baltimore, para a casa da sua tia viúva, Maria Clemm, e da sua filha, Virgínia Clemm. Durante esta época, Poe usou a escrita de ficção como meio de subsistência e, no final de 1835, tornou-se editor do jornal Sothern Literary Messenger em Richmond, onde ficou até 1837. Neste intervalo de tempo, Poe acabaria por casar, em segredo, com a sua prima Virgínia, de treze anos, em 1836.

Em 1837, Poe mudou-se para Nova Iorque onde passaria 15 meses, aparentemente improdutivos, antes de se mudar para Filadélfia, e pouco depois publicar The Narrative of Arthur Gordon Pym. No Verão de 1839, tornou-se editor assistente da Burton's Gentleman's Magazine, onde publicou um grande número de artigos, histórias e críticas. Nesse mesmo ano, foi publicada, em dois volumes, a sua colecção Tales of the Grotesque and Arabesque (traduzido para o francês por Baudelaire como "Histoires Extraordinaires" e para o português como Histórias Extraordinárias), que, apesar do insucesso financeiro, é apontada como um marco da literatura norte-americana.

Durante este período, Virgínia Clemm soube sofrer de tuberculose, que a tornaria inválida e acabaria por levá-la à morte. A doença da mulher acabou por levar Poe ao consumo excessivo de álcool e, algum tempo depois, a deixar a Burton's Gentleman's Magazine para procurar um novo emprego. Regressou a Nova Iorque, onde trabalhou brevemente no Evening Mirror, antes de se tornar editor do Brodway Journal. No início de 1845, foi publicado, no jornal Evening Mirror, o seu popular poema The Raven (em português "O Corvo").

Em 1846, o Brodway Journal faliu e Poe mudou-se para uma casa no Bronx, hoje conhecida como Poe Cottage e aberta ao público, onde Virgínia morreu no ano seguinte. Cada vez mais instável, após a morte da mulher, Poe tentou cortejar a poeta Sarah Helen Whitman. No entanto, o seu noivado com ela acabaria por falhar, alegadamente em virtude do comportamento errático e alcoólico de Poe, mas bastante provavelmente também devido à intromissão da mãe de Miss Whiteman. Nesta época, segundo ele mesmo relatou, Poe tentou o suicídio por sobredosagem de láudano, e acabou por regressar a Richmond, onde retomou a relação com uma paixão de infância, Sarah Elmira Royster, então já viúva.

Diferentemente da maioria dos autores de contos de terror, Poe usa uma espécie de terror psicológico nas suas obras, os seus personagens oscilam entre a lucidez e a loucura, quase sempre cometendo actos infames ou sofrendo de alguma doença. Os seus contos são sempre narrados na primeira pessoa.

Morte


No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremens e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois. Poe nunca conseguiu estabelecer um discurso suficientemente coerente, de modo a explicar como tinha chegado à situação em que foi encontrado. As suas últimas palavras teriam sido, de acordo com determinadas fontes, «It's all over now: write Eddy is no more», em português, «Está tudo acabado: escrevam Eddy já não existe».

Nunca foram apuradas as causas precisas da morte de Poe, sendo bastante comum, apesar de incomprovada, a ideia de a causa do seu estado teria sido embriaguez. Por outro lado, muitas outras teorias têm sido propostas ao longo dos anos, de entre as quais: diabetes, sífilis, raiva e doenças cerebrais raras.

Estilo literário e temas


As obras mais conhecidas de Poe são góticas, um género que ele seguiu para satisfazer o gosto do público. Os seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por tapocrifação, a reanimação dos mortos e o luto. Muitas das suas obras são geralmente consideradas partes do género do romantismo negro, uma reação literária ao transcendentalismo, de que Poe não gostava.

Além do horror, Poe também escreveu sátiras, contos de humor e hoaxes. Para o efeito cómico, usou a ironia e a extravagância do ridículo, muitas vezes na tentativa de libertar o leitor da conformidade cultural. De fato, "Metzengerstein", a primeira história que Poe publicou e sua primeira incursão em terror, foi originalmente concebida como uma paródia satirizando o género popular. Poe também reinventou a ficção científica, respondendo na sua escrita às tecnologias emergentes como balões de ar quente em "The Balloon-Hoax".

Poe escreveu muito de seu trabalho usando temas especificamente oferecidos para os gostos do mercado em massa. Para isso, a sua ficção incluiu muitas vezes elementos da popular pseudociência, como frenologia e fisiognomia.

A escrita de Poe reflecte suas teorias literárias, que ele apresentou nas suas críticas e também em peças literárias como "The Poetic Principle". Não gostava de didaticismo e alegoria, pois acreditava que os significados na literatura deveriam ser uma subcorrente sob a superfície. Trabalhos com significados óbvios, escreveu, deixam de ser arte. Acreditava que o trabalho de qualidade deveria ser breve e concentrar-se num efeito específico e único. Para isso, considerava que o escritor deveria calcular cuidadosamente todos os sentimentos e ideias. Em "The Philosophy of Composition", uma peça em que Poe descreve o seu método de escrita em "The Raven", afirma ter seguido estritamente este método.

Porém, outros autores e críticos criticaram esta afirmação. T. S. Eliot comentou: "É difícil lermos esse ensaio sem pensar se Poe concebeu o seu poema com tanto cálculo, poderia ter lançado um pouco mais de dor sobre ele: o resultado dificilmente traz crédito ao método". O biógrafo Joseph Wood Krutch descreveu a peça como "um exercício engenhoso na arte de racionalização".

Retirado de Sapo Saber a 28-02-2010

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