Pessoa

Ewan McGregor

Ewan Gordon McGregor

  • SU

  • Nasceu a 31 de Março de 1971

Ewan Gordon McGregor (Crieff, Perthshire, 31 de Março de 1971) é um actor britânico nascido na Escócia.

Ewan Gordon McGregor (Crieff, Perthshire, 31 de Março de 1971) é um actor britânico nascido na Escócia.

Biografia


Ewan é filho de Carol Diane McGregor, uma professora que ainda mora em Perthshire e é agora assistente pessoal do actor. O seu pai, James Charles Stewart McGregor – conhecido como Jim –, foi por muitos anos professor de física e lecionava na Morrison's Academy, a escola particular onde Ewan estudou desde pequeno, tal como o seu irmão mais velho, Colin, que nasceu em Glasgow em Fevereiro de 1969 e é agora piloto da RAF.

Danis Lawson – tio de Ewan e Colin – é também actor e foi ele que influenciou a escolha de carreira de Ewan, que desde pequeno via o tio como piloto da primeira parte da trilogia Star Wars. Ewan diz que já sabia que queria ser actor por volta dos nove anos e que, assim como seu tio, teria de deixar Crieff para fazer isso.

Um evento que ajudaria a construir o seu Futuro deu-se quando Ewan tinha seis anos em 1977. A Sunday School que frequentava organizou o musical Grease, e Ewan participou na canção "You're The One That I Want". Além disso, como o movimento punk se espalhava na Grã-Bretanha, Ewan chegou a ser Elvis Presley. “Eu ia investir muito tempo para ser Elvis, porque ele era o melhor. Não me lembro de nenhum momento da minha vida em que não soubesse quem ele era.” O rapazinho costumava entreter os adultos nas festas, cantando " Lonesome Tonight" e " Love Me Tender" e, é claro, imitando os movimentos de dança de Presley.

A música que realmente marcou a infância de Ewan foi o clássico "Old Shep", que o ajudou em importantes cenas na sua vida artística. Costumava tocar bateria e chegou até a fazer pequenos concertos escolares, mas hoje admite que a sua banda era péssima.

Ewan não gostava da escola. Era bom nas discipinas relacionadas com a criatividade, mas era mau em assuntos como gramática. “Nunca fui bom aluno” admite “o que era um pouco irritante para os meus pais, já que ambos são professores. Na realidade, gostava de música e arte, mas eles não nos deixam seguir só essas disciplinas na escola, o que acho ridículo. Chegou a hora de escolher o que seguir e eu disse que queria música e arte, mas eles só diziam ‘Não, isso não é suficientemente sério.’ Assim, preocupava-me cada vez menos com a escola.”

Ficou claro então que Ewan não gostava dos professores e tinha problemas com as figuras autoritárias em geral. Deixou a Morrison's Academy aos 16 anos, em 1987.

Apenas três dias após deixar a escola, em Outubro de 1987, Ewan arranjou um emprego como ajudante de palco no Teatro de Perth. Isso significava viajar por Crieff e Perth num antigo Volkswagen Beetle verde, mas foi o primeiro passo real da carreira de McGregor, pois por trás do palco foi percebendo como tudo funcionava.

Então, em 1988, teve um pequeno papel numa peça chamada Pravda.

Depois de Perth, Ewan estudou durante um ano na fundação de teatro Kirkcaldy College of Technology. Como o curso aceitava apenas 26 pessoas por ano, Ewan teve que passar por entrevistas e audições até se juntar ao grupo. O actor afirma ser este o momento em que os seus tempos em Perth começaram a ser úteis.

O seu curso em Kirkcaldy terminou no verão de 1989 e a oportunidade de estudar em Londres surgiu. Era o próximo passo para qualquer jovem actor ambicioso. Ewan foi para Londres para participar em audições para uma escola de teatro. A primeira tentativa foi na RADA (Royal Academy of Dramatic Arts).

A rejeição pela RADA foi o primeiro retrocesso que Ewan sofreu com apenas 17 anos. Refazendo-se choque, reuniu coragem para se candidatar a outra escola e foi rapidamente escolhido para uma entrevista na Guildhall School of Music and Drama em Londres.

O sucesso foi quase imediato. Ewan deixou Guildhall para entrar na série de TV Lipstick On Your Collar. Tal como Mick Hopper, Ewan saiu-se melhor do que o esperado e foi logo chamado por Hollywood. Atuou depois disso noutra série de TV, chamada Family Style e depois entrou no cinema em Being Human, ao lado de Robin Williams.

Representou Julien Sorel junto de Alice Krige e Rachel Weisz numa adaptação da BBC do romance de Stendhal "Scarlett and Black". Mas Mcgregor resolveu dedicar-se a produções mais desafiantes e controversas e a primeira surgiu pouco tempo depois, "Shallow Grave", escrito por John Hodge e dirigido por Danny Boyle. Ewan fez o papel de Alex Law, um dos companheiros de quarto (os outros representados por Kerry Fox e Christopher Eccleston) que colocam um anúncio para dividir as despesas do quarto. Eles entrevistam varias pessoas - sendo uma delas a mãe de Ewan, Carol, - e escolhem Keith Allen.

Em abril de 2004, ele partiu de Londres em motorizada, em direção a Nova Iorque, com o amigo e colega de trabalho Charley Boorman, que conheceu durante as filmagens de The Serpent's Kiss, e uma equipa de filmagem. Essa viagem realizou-se através da Europa, Rússia, Cazaquistão, Mongólia, Alasca, Canadá até chegar aos EUA.

Para ambos,foi a realização do sonho de infância, e resultou numa longa metragem "Long Way Round", rodada durante a viagem, uma série de televisão e um livro, editado em 2005. Posteriormente foi lançado em DVD e quebrou todos os recordes de Inglaterra. De 12 de maio a 5 de agosto de 2007 fez nova viagem, com a mesma equipa, da Escócia até à Cidade do Cabo na África do Sul. Esta viagem foi denominada Long Way Down.

Desde julho de 1995 é casado com Eve Mavrakis, com quem tem três filhas: Clara Mathilde ( 1996), Esther Rose ( 2001) e Jamyan (adotada na Mongólia, nascida em 2004).

Retirado de Sapo Saber a 27-03-2011

Comentários