Pessoa

François Ozon

  • FR

  • Nasceu a 15 de Novembro de 1967

François Ozon, nascido em Paris a 15 de Novembro de 1967, é um escritor e realizador francês.

François Ozon, nascido em Paris a 15 de Novembro de 1967, é um escritor e realizador francês.

Obteve reconhecimento internacional pelos seus filmes 8 mulheres (em francês 8 Femmes) ( 2002) e Swimming Pool ( 2003).

François Ozon é considerado como um dos mais importantes jovens realizadores franceses na categoria "New Wave" do cinema francês, tal como Jean-Paul Civeyrac, Philippe Ramos ou Yves Caumon.

Em 1990, já depois de licenciar-se em cinema pela Universidade de Paris I, François Ozon estudou na escola francesa de cinema La Femis.

Ozon realizou diversas curtas metragens, tais como Une robe d'été ( 1996) e Scènes de lit ( 1998) que reflectem já o seu estilo particular.

A sua estreia em longas metragens deu-se com Sitcom ( 1998), que teve bom acolhimento quer da parte da crítica quer do público.

Após a adaptação da obra de Fassbinder com Gotas de água em pedras escaldantes ( 2000) veio o filme que o tornou conhecido para além fronteiras, 8 Mulheres. Trata-se de uma adaptação cinematográfica da peça de boulevard de Robert Thomas e que conta com um elenco notável com Catherine Deneuve, Fanny Ardant, Isabelle Huppert e Emmanuelle Béart. O filme narra a história com uma sucessão de números musicais, uma produção a fazer lembrar os melodramas dos anos 50 de Hollywood.

Em 2003 Swimming Pool contou com a participação de Charlotte Rampling e de Ludivine Sagnier. Foi considerado por Ozon como sendo um filme muito pessoal e que dá uma visão do difícil processo de criação de uma novela ou argumento cinematográfico.


Retirado de Sapo Saber a 11-08-2009

Comentários