Pessoa

George Orwell

Eric Arthur Blair

  • IN

  • Nasceu a 25 de Junho de 1903

  • Faleceu a 21 de Janeiro de 1950

Eric Arthur Blair (Motihari, 25 de Junho de 1903 - Londres, 21 de Janeiro de 1950) foi um jornalista, ensaísta e romancista britânico, que escreveu sob o pseudónimo George Orwell.

Eric Arthur Blair (Motihari, 25 de Junho de 1903 - Londres, 21 de Janeiro de 1950) foi um jornalista, ensaísta e romancista britânico, que escreveu sob o pseudónimo George Orwell.

Sua escrita é marcada por descrições concisas de eventos e condições sociais e o desprezo por todos os tipos de autoridade. É mais conhecido por suas duas obras maiores, Nineteen Eighty-Four, crítica ao autoritarismo, e Animal Farm, uma sátira ao stalinismo.

Biografia


Foi agente de polícia no oriente trabalhando em Mianmar. Decidiu então deixar o seu emprego após cerca de cinco anos de trabalho, por se sentir mal ao estar oprimindo um povo estrangeiro, desenvolveu então um ódio contra o imperialismo, conforme relatou brevemente em The Road to Wigan Pier ( A Caminho de Wigan).

Regressou então ao Reino Unido, onde sua vida tomou um rumo incerto. Desempregado ou com empregos de circunstância, deixou definitivamente de ter um percurso convencional; descreveu este período difícil na obra Down and Out in Paris and London ( Na Pior em Paris e Londres). Nunca fez estudos superiores.

Juntou-se à luta no POUM (Partido Operário de Unificação Marxista), uma milícia de tendência trotskista contra Francisco Franco e seus aliados Mussolini e Hitler, na Guerra Civil Espanhola. Foi ferido no pescoço. Uma bala danificou-lhe as cordas vocais, saindo pelas costas, e desde então sua voz ficou ligeiramente alterada. Mais tarde escreveria o livro Homage to Catalonia (pt: Homenagem à Catalunha, br: Lutando na Espanha), em que relata sua experiência no conflito.

thumb|right|Lápide de George Orwell Orwell morreu em Londres vítima de tuberculose, aos 46 anos de idade. Tendo solicitado um funeral de acordo com os ritos anglicanos, foi enterrado na All Saints' Churchyard, Sutton Courtenay, Oxfordshire, com o simples epitáfio: " Here lies Eric Arthur Blair, born June 25, 1903, died January 21, 1950" ("Aqui jaz Eric Arthur Blair, nascido em 25 de junho de 1903, falecido em 21 de janeiro de 1950"); nenhuma menção é feita a seu célebre pseudônimo.

Obras


Enquanto a substância de muitos dos romances de Orwell, particularmente Burmese Days, é tirado de suas experiências pessoais, as obras a seguir são apresentadas como documentários narrativos, ao invés de fictícios.

George Orwell: Essays (Penguin Books), com introdução de Bernard Crick

Fonte: Poemas de George Orwell

Retirado de Sapo Saber a 12-11-2009

Comentários