Pessoa

Gina Lollobrigida

Luigina Lollobrigida

  • IT

  • Nasceu a 04 de Julho de 1927

Gina Lollobrigida (Subiaco, Lazio, 4 de Julho de 1927) é uma actriz de cinema e fotógrafa italiana.

Gina Lollobrigida (Subiaco, Lazio, 4 de Julho de 1927) é uma actriz de cinema e fotógrafa italiana.

Biografia


Era filha de um fabricante de móveis. Transferiu-se para Roma, a fim de estudar no Instituto de Belas Artes. Ali, para manter-se, posa como modelo fotográfica e participa do concurso de Miss Itália, classificando-se em terceiro lugar.

Inicia nesta época sua carreira cinematográfica, fazendo pequenas figurações em filmes populares do pós-guerra, chamados em italiano de film operetta.

Em 1949 casa-se com o médico eslavo Milko Skofic, que tornou-se seu empresário e com quem teve, em 1957, o filho Milko Jr.

No início da década de 50 realizou seus primeiros papéis de sucesso, como " Campane a martello", de Luigi Zampa, em 1949 e " Achtung Banditi" ( 1951), de Carlo Lizzani, atuando ao lado do jovem Marcello Mastroianni e, sobretudo, " Fanfan la Tulipe", de 1952 - consagrando-a também em França, além da Itália. Neste mesmo ano encontra grande popularidade com " Altri tempi.

Realizou extensa filmografia, quer na Itália, em França e nos Estados Unidos.

Padrão de beleza dos anos 50, La Lollo - como era conhecida - interpretava papéis sensuais, que lhe renderam a alcunha de " A mulher mais bela do mundo", que incorporou após interpretar a cantora lírica Lina Cavalieri no filme " La donna più bella del mondo", em 1955. Atuou ao lado de grandes actores, como Humphrey Bogart, Jennifer Jones, Vittorio Gassman, Anthony Quinn, Rock Hudson, e directores como John Huston.

Recebeu o Golden Globe em 1961.

Divorciou-se em 1971 e, em 2006 anunciou seu casamento com o espanhol, Javier Rigau y Rafols, com quem vive desde 1984. A diferença de idade entre eles é de 34 anos (Gina, aos 79 anos e Javier 45).

Retirado de Sapo Saber a 26-07-2010

Comentários