Pessoa

Greer Garson

Eileen Evelyn Greer Garson

  • GB

  • Nasceu a 29 de Setembro de 1904

  • Faleceu a 06 de Abril de 1996

Eileen Evelyn Greer Garson (Londres, 29 de Setembro de 1904 – 6 de Abril de 1996) foi uma famosa actriz britânica de teatro e cinema. Vencedora do Óscar, Greer é mais conhecida pelo público por estrelar vários filmes ao l...

Eileen Evelyn Greer Garson (Londres, 29 de Setembro de 1904 – 6 de abril de 1996) foi uma famosa actriz britânica de teatro e cinema. Vencedora do Oscar, Greer é mais conhecida pelo público por estrear vários filmes ao lado do actor Walter Pidgeon.

Biografia


Alguns dizem que Greer Garson nasceu no condado de Down na Irlanda em 1908. Na verdade ela nasceu em Londres, a única filha do irlandês protestante George Garson (1865-1906) com sua esposa escocesa Nancy Sophia Garson.

Ela foi educada na Universidade de Londres, aonde se formou em Francês e Literatura. A sua intenção inicial era de se tornar professora, mas no entanto começou a trabalhar com uma companhia de publicidade, e a aparecer em produções do teatro local. Foi então que ela começou a aparecer em programas da televisão britânica, na década de 1930. Em maio de 1937, ela e Peggy Ashcroft estrelaram a primeira versão de que se tem registo de uma peça de Shakespeare na televisão.

Greer foi descoberta pelo magnata das telas Louis B. Mayer, enquanto ele estava em Londres procurando por um novo talento. Greer assinou um contrato com a MGM e fez sua primeira aparição num filme norte-americano em Adeus, Mr. Chips de 1939. Em 1940, Greer recebeu sua primeira indicação ao Oscar com esse filme.

Greer ganhou seu único prêmio Oscar de Melhor Actriz Principal por Mrs. Miniver de 1942. Ela acumulou várias indicações ao prémio durante a década de 1940, apesar de nunca mais ter ganho. Em 1951, ela se tornou uma cidadã naturalizada dos Estados Unidos. Pelo final daquela década, os filmes de Greer começaram a se tornar menos apreciados pelo público. Mas em 1960, no entanto, ela receberia sua última indicação ao Óscar de Melhor Actriz interpretando Eleanor Roosevelt em Sunrise at Campobello. Greer morreu de ataque cardíaco em 6 de Abril de 1996 em Dallas no Texas, aos 91 anos de idade. Ela se encontra enterrada no Cemitério Memorial Sparkman-Hillcrest.

A actriz casou-se três vezes:

Retirado de Sapo Saber a 30-07-2010

Comentários