Pessoa

Groucho Marx

Julius Henry Marx

  • US

  • Nasceu a 02 de Outubro de 1890

  • Faleceu a 19 de Agosto de 1977

Groucho Marx, pseudónimo de Julius Henry Marx Nova Iorque, 2 de outubro de 1890 — Los Angeles, 19 de agosto de 1977, foi um comediante norte-americano.

Filho de um carpinteiro, preferiu seguir o caminho da família da sua mãe, cujo avô era mágico e a avó tocava harpa. Acabou por ir para o teatro de comédia juntamente com os seus três irmãos, com quem formou um grupo humorístico conhecido como Irmãos Marx.

Começou no cinema em 1929, quando assinaram um contrato com a Paramount, onde fizeram uma série de comédias consideradas até hoje como clássicas: The Cocoanuts, Animal Crackers, Monkey Business e Duck Soup.

Em 1935, os irmãos reduzem-se a três e alcançam ainda mais sucesso com A Night at the Opera, A Day at the Races e A Night in Casablanca.

Groucho caracterizou-se sempre pela sua irreverência, pelo inesperado e pelo humor inteligente. Fez 14 filmes, dos quais o último foi Skidoo em 1969. Morreu aos 86 anos, vítima de uma pneumonia.

Notabilizou-se por diversas frases célebres nos seus filmes, como por exemplo: "Eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio".

Adaptado de Sapo Saber a 26-06-2010

Comentários