Pessoa

Guillermo del Toro

  • MX

  • Nasceu a 09 de Outubro de 1964

Guillermo del Toro Guillermo del Toro (9 de Outubro de 1964, Guadalajara, Jalisco) é um cineasta mexicano.

Guillermo del Toro (9 de outubro de 1964, Guadalajara, Jalisco) é um cineasta mexicano.

Criado pela sua avó católica, Del Toro desenvolveu interesse pelo cinema quando adolescente. Mais tarde, aprendeu sobre efeitos e maquilhagem com Dick Smith (que trabalhara em O Exorcista e em várias curtas metragens).

Aos 21 anos, Del Toro foi produtor executivo do seu primeiro filme, Dona Herlinda e seu Filho, em 1986. Durante dez anos, trabalhou como supervisor de maquilhagem, até formar a sua própria companhia, Necropia, no começo dos anos 80. Dirigiu ainda programas para a TV Mexicana, foi onde aprendeu a fazer filmes. O seu primeiro sucesso foi Cronos, em 1992, filme que ganhou nove prémios no México e tornou-se um sucesso em Cannes. Seguindo o sucesso de Cronos, dirigiu um filme de Hollywood, Mimic (1997) com Mira Sorvino.

Decepcionado com o resultado pobre do filme, retornou ao México, formou a sua produtora, The Tequila Gang, e conquistou a crítica com o filme de horror atmosférico A Espinha do Diabo, uma história de fantasma passada na época da Guerra Civil Espanhola. Del Toro voltou a Hollywood em 2002, para dirigir Blade 2 e, mais tarde, Hellboy, em 2004. Conquistou o estrelato com O Labirinto do Fauno, filme de horror semelhante a A Espinha do Diabo. Foi indicado ao Óscar de Melhor Filme estrangeiro, em 2007. Del Toro mora em Los Angeles, casado, e com filhos. Planeia dirigir Hellboy 2, para lançamento em 2008; e dirigirá O Hobbit, juntamente com Peter Jackson, com lançamento previsto para 2011.

Adaptado de Sapo Saber a 21-08-2009

Comentários