Pessoa

Harmony Korine

Harmony Korine

  • US

  • Nasceu a 04 de Janeiro de 1973

Harmony Korine (4 de Janeiro de 1973) é director, produtor, argumentista, e cineasta. Nascido em Bolinas, Califórnia. Conhecido por seus filmes com pouca ou sem nenhuma narrativa com elementos met...

Harmony Korine (4 de Janeiro de 1973) é director, produtor, argumentista, e cineasta. Nascido em Bolinas, Califórnia. Conhecido por seus filmes com pouca ou sem nenhuma narrativa com elementos metafóricos e simbólicos. Em essência é um criador de imagens, apenas para destruí-las depois.

Escreveu Kids( 1995) aos 19 anos, longa dirigido por Larry Clark contendo várias histórias envolvendo, drogas, sexo e Aids na adolescência. O filme é estrelado por Chloe Sevigny, por qual teve um relacionamento por alguns anos.

A sua estreia na direcção foi em Gummo( 1997)(vidas sem Destino). Rodado em Xenia, Ohio, uma cidade recém devastada por um tornado. Fugindo completamente da narrativa clássica o filme mistura realidade com ficção ao mostrar pessoas locais - não actores em vários - segmentos não necessariamente relacionados. Completando o elenco está também Chloe Sevigny.

Participou do canto do Cisne do movimento Dogma 95, com o injustamente pouco assistido "Julien Donkey boy" ( 1999) o Dogma #6, não lançado no Brasil. No elenco estão, além de Chloe, o cineasta Werner Herzog com quem conta com a amizade e admiração. Werner declarou em entrevista que acha que Harmony é a salvação do cinema americano.

Em Ken Park, Harmony volta a escrever deixando novamente a direcção novamente para Larry Clark. Trazendo de volta uma temática próxima de Kids.

Seu mais novo filme Mister Lonely, filmado no Brasil, França, e Reino Unido está actualmente em pós produção(02/2006). Conta com atuações de Samantha Morton como Marilyn Monroe, Diego Luna como Michael Jackson e Werner Herzog. Segundo o próprio Korine o filme é diferente de tudo que ele já realizou.

Retirado de Sapo Saber a 17-09-2010

Comentários