Pessoa

Hayao Miyazaki

  • JP

  • Nasceu a 05 de Janeiro de 1941

Hayao Miyazaki nasceu no bairro Akebono, subdistrito Bunkyo, na cidade de Tóquio, em 5 de Janeiro de 1941. Segundo dos três filhos de Katsuyiki Miyazaki e sua esposa. Em plena Segunda Guerra Mundial, o pai de Hayao traba...


Hayao Miyazaki nasceu no bairro Akebono, subdistrito Bunkyo, na cidade de Tóquio, em 5 de Janeiro de 1941. Segundo dos três filhos de Katsuyiki Miyazaki e sua esposa. Em plena Segunda Guerra Mundial, o pai de Hayao trabalhava numa fábrica, a Miyazaki Planes, de propriedade do tio do animador e irmão de Katsuyiki, que construía lemes para aviões. A mãe de Miyazaki era uma mulher muito reservada e inteligente: Shirou Miyazaki, irmão mais novo do animador, comentou uma vez que a personagem Dola, de Laputa: Castle in the Sky, lembrava muito a sua mãe, não pelo visual, mas pela personalidade. A grande guerra fez com que a família de Miyazaki se mudasse, entre 1944 e 1946, para as cidades de Utsunomiya e Kanuma, no estado de Tochigi, aproveitando que a fábrica da Miyazaki Planes ficava em Kanuma. Com isso, Hayao acabou estudando em diversas escolas: entre 1947 e 1949, estudou em numa escola em Utsunomiya; em 1950, estudou na Escola Omiya, no bairro Suginami, em Tóquio, pois a sua família havia voltado para a cidade; e, em 1951, entrou na Escola Eifuku, onde formou-se no ensino elementar, em 1955. Essa foi uma fase muito complicada da vida do pequeno Hayao, pois a sua mãe passou por uma doença - tuberculose espinhal - que a deixou de cama por nove anos! Além disso, ela passou os primeiros anos da doença num leito do hospital. Tonari no Totoro, um dos filmes mais conhecidos do director, é uma homenagem a essa fase da sua vida, tanto é que muitos críticos consideram essa animação como autobiográfica. Miyazaki cursou os dois primeiros anos - 1956 e 1957 - do colegial na Escola Omiya, e o último ano (1958) na Toyotama High. E é exactamente durante esse último ano de colegial que Hayao assiste ao primeiro longa-metragem animado colorido do Japão, Hakuja Den, dirigido por Yabushita Taiji, uma produção da Toei Animation (Toei Douga), e fica interessado em animação. A sua experiência com desenhos resumiam-se a diversas artes de aviões e aeronaves (influenciado pelo trabalho do pai) mas nunca havia se preocupado em desenhar pessoas, o que o deixou meio preocupado. Após formar-se na Toyotama High, Hayao ingressou na Universidade Gakushuin no curso de economia, em 1959. Lá, participou num clube de pesquisa de literatura infantil, algo bem parecido com um grupo de fãs de quadrinhos. Miyazaki forma-se com habilidades em Ciências Políticas e Economia em 1962, e logo após consegue um emprego na Toei Animation.

Em 1963, depois de três meses de treino, Hayao começa a trabalhar na Toei como intervalador, cuja função é animar com as guias enviadas pelos animadores-chefes, ou key animactors. O seu primeiro trabalho é na longa-metragem Watchdog Bow Wow. Ao terminar o trabalho no filme, foi convidado a participar na série de TV Wolf Boy Ken. Com um salário de 19.500 yen na época (só o aluguer do seu pequeno apartamento no bairro Nerima, em Tóquio, era de 6.000 yen), o artista ainda ajudou a liderar os animadores do estúdio que estavam tendo problemas com o sindicato local. 1964 foi um ano determinante na vida de Miyazaki: além de ter se tornado Secretário-Chefe do sindicato trabalhista da Toei (além de continuar com o seu trabalho de animador), ele começou a namorar com a colega de trabalho Akemi Ota, além da sua relação com Isao Takahata, outro colega de trabalho e vice-presidente do sindicato trabalhista. Quando a produção do filme animado Prince of the Sun começou, em 1965, Hayao ofereceu-se voluntariamente os seus trabalhos ao director, Takahata. Já prevendo que a televisão tomaria conta dos trabalhos da empresa a partir de agora, Miyazaki fez um pacto com Isao e com Yasuo Otsuka (director de animação do filme) para terminar a produção do filme juntos, não importando o tempo que levasse. 1965 também marcou o casamento de Hayao com Akemi, que mudaram-se para Higashi-Murama, em Tóquio. O primeiro filho do casal nasceu em 1967. Prince of the Sun foi finalmente lançado em 1968. Logo após, Miyazaki e Ota já estavam a trabalhar numa outra produção, Puss in Boots, onde Hayao já ocupava o cargo de key animactor. O ano de 1969 contou com o nascimento do segundo e último filho do casal, além do início dos trabalhos no filme The Flying Ghost Ship, que contou novamente com Miyazaki como key animactor.

Em 1971, Hayao deixou a Toei para juntar-se a Isao Takahata e Yoichi Otabe na produtora A-Pro. A partir desse período, Miyazaki fez diversas viagens ao exterior seja para comprar os direitos de alguma obra - ele e o presidente da Tokyo Movie Yutaka Fujioka tentaram obter os direitos da personagem Pipi Meias-Longas, o que acabou não acontecendo - ou para visitar locais que serviriam de base para os seus novos animados. Em 1973, a trinca Miyazaki/Takahata/Otabe deixa a A-Pro e entraram na Zuiyo Pictures. Na nova produtora, Miyazaki viajou mais duas vezes ao exterior: para a Suíça, ele foi inspirar-se para desenvolver os cenários e montar as cenas do filme Heidi: Girl of the Alps; em 1975, viajou para a Itália e para a Argentina para preparar-se para Three Thousand Miles in Search of Mother. Foi em 1978 que Hayao ganhou a direcção da sua primeira série de TV, Future Boy Conan (Mirai shônen Conan) e, em 1979, dirigiu o seu primeiro filme, Rupan sansei: Kariosutoro no shiro, para a produtora Tokyo Movie. Em 1980, Hayao Miyazaki trabalhava como instrutor para novos animadores na produtora Telecom. Foi usando como pseudónimo o nome da empresa onde trabalhava que Miyazaki foi creditado como director dos episódios 145 e 155 da série animada Lupin III.

Em 1982, enquanto trabalhava nos seus filmes, Miyazaki escreveu e desenhou o mangá Kaze no tani no Naushika, mais conhecido internacionalmente como Nausicaä of the Valley of the Wind. Utilizando alguns elementos que são considerados a sua marca registada em outros animados - o gosto pela aviação, ecologia e as suas consequências e a ausência de um vilão da maneira como conhecemos - o mangá foi um grande sucesso, o que levou o director a preparar a versão animada da sua própria série de quadrinhos japoneses. Produzido por Isao Takahata e animado pela produtora Topcraft, o anime, lançado em 1984, foi um sucesso tão grande que deu forças a Hayao e Takahata a abrir o seu próprio estúdio de animação: o Estúdio Ghibli (Sutajio Jiburi), no bairro Suginami, em Tóquio. O sucesso de Nausicaä veio num momento delicado da vida de Miyazaki: em 1983, um ano antes do lançamento do anime, a mãe de Miyazaki falecera, aos 71 anos. A partir daí, Miyazaki começou a dedicar-se a escrever e dirigir longas-metragens, e o sucesso alcançado com Nausicaä só se fazia aumentar: Laputa: Castle in The Sky (Tenkû no shiro Rapyuta, 1986) foi a primeira produção do estúdio, seguido por Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro, 1988), Kiki's Delivery Service (Majo no takkyûbin, 1989), Porco Rosso (Kurenai no buta, 1992) e On Your Mark ( 1995). Vale a pena notar que Miyazaki continuou a escrever e a desenhar o mangá de Nausicaä durante 12 anos! Ele terminou a série apenas em 1994.

Em 1996, com o aumento dos investimentos norte-americanos nessa nova onda conhecida como " anime" e " mangá", a Disney viu como o momento perfeito para aproveitar a qualidade e o sucesso que os filmes de Hayao Miyazaki faziam no oriente para garantir os direitos de distribuição dos filmes do director. Com isso, foi fechado entre a Disney e o Estúdio Ghibli o acordo conhecido como Disney-Tokuma que, em resumo, consiste na distribuição mundial (incluindo Japão, mas excluindo a Ásia) em vídeo ( DVDs não estão incluídos) de todos os filmes animados do Estúdio Ghibli, sem falar na distribuição mundial nos cinemas daquele que lançaria o nome de Hayao Miyazaki ao mundo: Mononoke Hime (Mononoke-hime, 1997). A história de Mononoke Hime mais uma vez mostra a ecologia como plano de fundo para a procura do Príncipe Ashitaka para curar uma maldição que o consome. O filme tornou-se a maior bilheteira da história do Japão (facturando o equivalente a US$ 150 milhões), batendo E.T. - O Extraterrestre (e ficou na primeira posição até Titanic estrear em terras nipónicas). O filme levou diversos prémios no Japão e em outros festivais internacionais. E foi após Mononoke Hime que Hayao Miyazaki anunciou, pela primeira vez, a sua aposentadoria. Mas o sucesso chamou-o de volta para dirigir Sen to Chihiro no kamikakushi (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001). Agora com um certo nome internacional e com a força da distribuição mundial nas mãos da Disney, o filme facturou mais prémios internacionais (incluindo o Óscar de melhor longa-metragem animado em 2003) e foi sucesso por onde passou. Em 2005, chegou aos cinemas O Castelo Animado (Hauru no ugoku shiro, 2004), com mais prémios (como a indicação ao Óscar de melhor animação) e uma bilheteira de arrasar ao redor do mundo. Mesmo assim, Hayao Miyazaki ainda está longe de ser reconhecido, principalmente no ocidente, como o seu colega de profissão Walt Disney. Com diferentes posições ideológicas quanto aos seus filmes, o amor incontestável pela arte da animação está claro nos seus filmes, e é apenas questão de tempo para que Miyazaki consiga alcançar a popularidade da qual já desfruta no seu país natal.

Retirado de Sapo Saber a 11-08-2009

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