Pessoa

James Cameron

James Francis Cameron

  • CA

  • Nasceu a 16 de Agosto de 1954

James Francis Cameron (Kapuskasing, 16 de Agosto de 1954) é um cineasta, produtor e argumentista canadiano naturalizado norte-americano.

James Francis Cameron (Kapuskasing, 16 de Agosto de 1954) é um cineasta, produtor e argumentista canadiano naturalizado norte-americano.

Usualmente utiliza mulheres como protagonistas nos seus filmes, retratando-as como personagens fortes e em relação a actores, trabalha frequentemente com Michael Biehn, Jenette Goldstein, Bill Paxton, Lance Henriksen e Arnold Schwarzenegger. Foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a cem milhões de dólares, com True Lies, no ano de 1994, e tendo repetido a façanha em duzentos milhões de dólares, com Titanic, já em 1997. É bacharel em Física pela Universidade da Califórnia.

Considerado um dos melhores cineastas a trabalhar com efeitos especiais, dirigiu clássicos da Ficção Científica como Terminactor 2: Judgement Day ( O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final) e Aliens ( Aliens - O Resgate).

O último trabalho de James Cameron foi o filme de ficção científica «Avatar» que tem potencial para se tornar um mito cinematográfico, como Star Wars e Matrix. É considerado um dos 3 melhores cineastas em actividade, ao lado de Steven Spielberg e Peter Jackson.

Adaptado de Sapo Saber a 11-12-2009

Comentários