Pessoa

James Marsden

James Paul Marsden

  • US

  • Nasceu a 18 de Setembro de 1973

James "Jimmy" Marsden (Stillwater, Oklahoma, 18 de Setembro de 1973) é um actor nativo dos Estados Unidos da América e provavelmente mais conhecido por ter interpretado Scott Summers nos filmes X-Men, X-Men 2: X-Men Unite...

James "Jimmy" Marsden (Stillwater, Oklahoma, 18 de Setembro de 1973) é um actor nativo dos Estados Unidos da América e provavelmente mais conhecido por ter interpretado Scott Summers nos filmes X-Men, X-Men 2: X-Men United e X-Men: The Last Stand.

Embora esse seja provavelmente o seu papel mais conhecido, Marsden já estreou em diversas outras produções, incluindo a série Ally McBeal, onde teve um papel regular, interpretando Gleen Foy, e o recente filme Superman Returns, onde interpretou Richard White.

Biografia


Marsden nasceu na cidade de Stillwater, no estado norte-americano de Oklahoma. Cursou o colegial na Putnam City North High School, localizada em Oklahoma City. Lá, foi colega da futura actriz e modelo Rebecca Romijn, que anos mais tarde interpretaria a transmorfa Mística na trilogia de filmes X-Men.

Durante este período, Marsden, embora sempre expressasse um interesse por actuação, acabou se interessando também pela indústria do wrestling (termo que pode ser traduzido como luta-livre, mas é conhecido também como telecatch).

Impressionado pelos atletas e pelo espectáculo proporcionado pelas lutas, ele acabou envolvendo-se com a Federação local de wrestling, sob o pseudónimo (e, consequentemente, traje) de "El Gato Negro" (O Gato Negro).

Marsden iniciaria a sua carreira como actor no final dos anos 80/início dos anos 90, com pequenas participações na televisão, tendo participado da popular série de televisão Saved by the Bell como figurante. Pouco depois, veio a participar em alguns dos filmes da série, até decidir se focar em papéis maiores em filmes de Hollywood.

Em 2000, Marsden participaria de outro thriller de sucesso, o filme Gossip, que possuía no elenco artistas como Kate Hudson, Joshua Jackson e Edward James Olmos.

No mesmo ano, o actor interpretou o personagem Ciclope no filme X-Men, actuação que recebeu reacções várias. Marsden viria a trabalhar nas sequências do filme, X2: X-Men United e X-Men: The Last Stand. A sua participação no terceiro filme da franquia foi bastante reduzida devido a conflitos de agenda causados pela sua participação no filme Superman Returns, dirigido por Bryan Singer, director dos dois primeiros filmes da série X-Men. Em Superman Returns, Marsden interpreta Richard White, sobrinho de Perry White, editor-chefe do Planeta Diário e interesse romântico de Lois Lane. No filme, Marsden recebeu não apenas um maior destaque do que nos filmes da série X-Men, como também diversos elogios à sua interpretação.

Durante os anos de 2001 e 2002, Marsden participou de 13 episódios da série de televisão Ally McBeal como Gleen Foy, tendo - como era de costume a todos os membros do elenco - cantado em diversos dos episódios da série. Em 2004, interpretou o personagem Lon Hammond, Jr., no filme romântico The Notebook (conhecido como Diário de uma Paixão no Brasil), adaptação do livro de Nicholas Sparks que também teve Ryan Gosling e Rachel McAdams no elenco. Em 2007, Marsden filmou o vindouro filme Enchanted, um híbrido entre animação e actores reais produzido pela Walt Disney Pictures, o seu papel era o do Príncipe Edward. Entre seus outros projectos aguardando lançamento, incluem-se um trabalho de dobragem na animação Conan: Red Nails, uma participação no filme Bobby, escrito e dirigido por Emilio Estevez e The Alibi, já lançado em alguns países da Europa, mas aguardando um lançamento mundial.

Em 2008, já gravou mais um filme, 27 Dress, onde interpreta o jornalista Kevin. Nessa comédia romântica, ele faz par romântico com Katherine Heigl, que interpreta Jane, uma mulher idealista e romântica, que jamais encontrou o amor da sua vida até conhecê-lo.

Marsden também luta há anos pela realização de uma adaptação cinematográfica de Preacher, uma série de graphic novels escritas por Garth Ennis e desenhada por Steve Dillon, mas o filme tem enfrentado diversos problemas de agenda e contratos.

Marsden é casado com a actriz Lisa Linde, conhecida pela sua participação em Days of Our Lives. Entre os seus amigos, destacam-se os irmãos e actores Kirk Cameron e Candace Cameron, que o ajudaram quando estava iniciando a sua carreira em Hollywood e Pierre Bouvier, vocalista da banda Simple Plan, da qual Marsden é um grande fã, tendo, inclusive, participado da gravação do videoclipe da música "I'd Do Anything", embora tenha sido erroneamente creditado como parte de outro vídeo da banda, "Addicted".

Amigos e família tem o costume de chamá-lo pelos apelidos de "Bello Jimmy" ou "Jimmy Lee", em homenagem ao personagem da franquia Double Dragon, da qual Marsden era grande fã quando jovem.

Adaptado de Sapo Saber a 27-12-2009

Comentários