Pessoa

James McAvoy

James Andrew McAvoy

  • SU

  • Nasceu a 21 de Abril de 1979

James Andrew McAvoy (Glasgow, 21 de Abril de 1979) é um ator britânico.

James Andrew McAvoy (Glasgow, 21 de Abril de 1979) é um actor britânico. Mudou-se para Londres aos 20 anos, onde vive actualmente, e ficou conhecido pela sua participação em filmes como O Último Rei da Escócia, As Crónicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa e Expiação, tendo também participado em séries televisivas, como Shameless (BBC).

James McAvoy nasceu em Scotstoun, Glasgow. A sua mãe, Elizabeth Johnstone, é enfermeira psiquiatra e o pai, também James McAvoy, constructor. A sua irmã Joy faz parte da banda escocesa Streetside. Os pais de James divorciaram-se quando este tinha apenas sete anos, quando se mudou para a casa dos avós maternos (Mary e James Johnstone), em Drumchapel. Frequentou o colégio St. Thomas Aquinas, considerado um colégio católico, e durante seis anos o Pace Youth Theatre, onde teve aulas com Mhari Gilbert. Graduou-se em 2000 no Royal Scottish Academy of Music and Drama ( Real Academia Escocesa de Música e Representação).

James McAvoy estreou-se no filme de David Hayman The Near Room de 1995, e de seguida, em 1997, em Regeneração, de Pat Barkers. Ainda assim, o actor ganhou maior fama ao participar nas minis-séries Band of Brothers e em Children of Dune ( 2003). No mesmo ano, participou ainda em State of Play, de Paul Abbott, e no ano seguinte na série televisiva Shameless, transmitida no Reino Unido no Channel 4, tendo esta série sido nomeada para o British Comedy Award ( Prémio de Comédia Britânica). Em 2005, representou a personagem Ben na peça Breathing Corpses, no Royal Court Theatre, e nas telas interpretou o fauno do filme da Disney As Crónicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Ainda em 2005, participou no filme Wimbledon e na peça Macbeth.

Em 2006, o actor teve a oportunidade de contracenar com Forest Whitaker no filme O Último Rei da Escócia, uma adaptação do romance homónimo de Giles Foden, baseado na história do poderoso ditador de Uganda Idi Amin, durante os anos 70, visto pelo seu (fictício) médico pessoal. Este filme valeu-lhe a nomeação para um prémio BAFTA de melhor actor secundário e o prémio do European Film Awards de melhor actor. Para além de O Último Rei da Escócia, o actor participou, no mesmo ano, em Starter for Ten.

Em 2007, apareceu em dois filmes aclamados pelos críticos, A Juventude de Jane e Desejo e Reparação, sendo este último baseado no romance de Ian McEwan. James McAvoy foi nomeado para um Globo de Ouro pela sua participação neste filme. Mais tarde, o actor contracenou com Cristina Ricci e Reese Witherspoon em Penelope (2008), um conto de fadas dos nossos dias. O próximo projecto do actor no cinema será Perrier's Bounty, uma comédia/thriller passada na cidade de Dublin e na qual, segundo se pensa, contracenará com a sua esposa, a actriz Anne-Marie Duff. As gravações do mesmo começarão ainda em 2008, mas por enquanto McAvoy está divulgando o seu novo filme O Procurado, com estreia no Verão de 2008 em Portugal, e no qual contracena com a famosa actriz Angelina Jolie e com Morgan Freeman.

James McAvoy é casado desde 2006 com a actriz britânica Anne-Marie Duff, com quem contracenou na série Shameless. Actualmente vive em Stroud Green, Londres; gosta de ficção científica e é um grande fã do Celtic Glasgow. James não se considera católico praticante, mas sim uma pessoa espiritual.

Retirado de Sapo Saber a 09-08-2009

Comentários