Pessoa

Jean-Claude Van Damme

Jean-Claude Camille François Van Varenberg

  • BE

  • Nasceu a 18 de Outubro de 1960

Nota: Se procura pelo futebolista belga, consulte Jelle Van Damme.

Nota: Se procura pelo futebolista belga, consulte Jelle Van Damme.

Jean-Claude Camille François Van Varenberg, mais conhecido como Jean-Claude Van Damme, ( Berchem-Sainte-Agathe, 18 de Outubro de 1960), é um especialista em artes marciais e actor belga.

Mais conhecido na Europa como "Os Músculos de Bruxelas" hoje com 1,73 metros e 78 kg, Jean-Claude Van Damme nem sempre foi assim. Quando criança era muito magrinho, sensível e muito, muito pequeno. Vendo isso, o seu pai procurou algo que pudesse fortalecê-lo tanto física quanto mentalmente. Foi então que Van Damme começou a treinar karatê, aos 11 anos de idade. Pouco depois tornou-se um bom bailarino e dançou balé durante 5 anos. Aos 16, recebeu a faixa preta e tornou-se campeão Europa, vencendo o European Pro Karate Association, na categoria meio pesado. Notabilizou-se pela execução de um golpe que atinge a cabeça do adversário durante um giro de 360° graus. Aos 16 anos Van Damme também abandonou a escola para se dedicar aos treinos.

Van Damme era extremamente disciplinado e corria mais de três horas por dia, dedicava-se muito aos treinos de karaté e também ao balé. Aos 18 teve que escolher entre a dança e o karaté, porque uma companhia francesa de balé queria contratá-lo. Escolheu o Karaté, mas pela perfeição e leveza dos seus golpes percebe-se até hoje que as lições de balé foram muito válidas.

Logo depois de vencer o Campeonato Europeu de Karatê, foi pela primeira vez aos Estados Unidos disputar o Campeonato Mundial de Karaté na Flórida, em 1979, e ficou desta vez como vice-campeão mundial. Deslumbrado e muito entusiasmado com a América, Jean-Claude volta aos Estados Unidos em 1980, mas desta vez na Califórnia, onde conheceu a famosa academia "Gold Gym", e lá iniciou os treinos intensos de musculação. Ao voltar para a Bélgica, resolveu montar uma academia em Bruxelas, "The California Gym", a qual foi um grande sucesso. Jean-Claude treinava por horas e horas para construir o seu corpo e fortalecer a sua estrutura muscular.

Mas os seus projectos eram outros: os filmes. Ele conseguiu alguns contactos na Europa, chegando a participar numa produção francesa chamada "Rue Barbare", lançado em 1983, no qual ele trabalhou apenas como figurante. Como Van Damme queria mais que isso, o único jeito seria então voltar para os Estados Unidos.

­Em 1983 ele deixou Bruxelas e foi para Los Angeles, em busca do seu maior sonho: tornar-se um astro de Hollywood. Depois de pouco mais de um ano morando em Los Angeles, conseguiu trabalhar como figurante nas filmagens de Braddock. Em 1984 também, participou num pequeno filme francês chamado " Monaco Forever" em que interpretava um lutador gay de karatê. Em 1985, Van Damme actuou como vilão no filme " Retroceder Nunca, Render-se Jamais", o seu primeiro papel de destaque. Dois anos depois, protagonizou o mega-sucesso " O Grande Dragão Branco", e, desde então, nunca mais parou de filmar, não somente como actor, mas também como escritor, roteirista, produtor, director e coreógrafo das cenas de lutas em diversos de seus filmes.

Retirado de Sapo Saber a 11-08-2009

Comentários