Pessoa

Jerry Seinfeld

Jerome Allen Seinfeld

  • US

  • Nasceu a 29 de Abril de 1954

Nota: Se procura o personagem da série televisiva Seinfeld, consulte Jerry Seinfeld (personagem).

Nota: Se procura o personagem da série televisiva Seinfeld, consulte Jerry Seinfeld (personagem).

Jerome Allen "Jerry" Seinfeld ( Nova Iorque, 29 de Abril de 1954) é um humorista norte-americano, um dos grandes responsáveis pela popularização do género de comédia stand up em todo o mundo.

Fez enorme sucesso com a Sitcom Seinfeld, que retratava o quotidiano de quatro amigos: Elaine Benes, Cosmo Kramer, George Costanza e seu homónimo Jerry Seinfeld. É considerado (pela TV Guide) o melhor programa de televisão dos últimos tempos. O último episódio foi exibido em 1998 e assistido por 76 milhões de pessoas, um recorde.

Biografia


Jerry Seinfeld começou a sua carreira fazendo comédia stand up, em clubes nova-iorquinos, logo chamando a atenção pelo estilo observador e simples dos seus textos, que sempre fez questão de escrever sozinho.

Em 1980, chegou a actuar na série Benson, fazendo o personagem Frankie. Não foi uma boa experiência para Jerry, que foi demitido sem ser avisado. Ele afirma ter prometido a si mesmo "só participar de uma sitcom quando ele tivesse total controle da mesma".

Em 1981 participou num dos programas mais populares dos Estados Unidos, o Tonight Show, ainda com o lendário Johnny Carson no comando. Já nessa apresentação, Jerry levou o "OK" de Carson, um gesto raro que significava a aprovação do experiente apresentador.

Jerry seguiu a sua carreira realizando programas especiais como Jerry Seinfeld: Stand-Up Confidential e aparições em programas como Tonight Show e Late Show.

E em 1989, os executivos da NBC tiveram a ideia de dar ao Jerry, um programa. A série tornou-se um grande sucesso e chegou ao fim em 1998, como "a melhor sitcom de todos os tempos", aclamada por crítica e público.

Em 1998 Jerry fez seu show I'm Telling You For The Last Time, no qual ele contava pela última vez o seu material de anos de carreira, prestes a estrear um novo show com texto inédito. A HBO fez um especial com o show, que pode ser encontrado em DVD e CD (no CD, após o show, ouve-se algumas perguntas da plateia ao Jerry).

Em 2001, Jerry voltou a apresentar-se em clubes de comédia, até experimentar um novo material para um show inédito. A empreitada foi gravada por Christian Charles e virou filme: o documentário Comedian, que retrata o mundo do comédia stand up, e além de focar Seinfeld de volta aos palcos, revela também o novato Orny Adams. O filme foi lançado no Brasil com o título "Comedian: Nos Bastidores da Comédia".

A última produção de Jerry Seinfeld foi no filme Bee Movie, comédia em animação computorizada lançada em Dezembro de 2007.

Adaptado de Sapo Saber a 30-12-2009

Comentários