Pessoa

Joaquim de Almeida

Joaquim António Portugal Baptista de Almeida

  • PT

  • Nasceu a 15 de Março de 1957

Joaquim António Portugal Baptista de Almeida ( Lisboa, 15 de Março de 1957) é um actor português.

Abandonou o Curso de Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, partindo para os EUA onde recebeu formação no The Lee Strasberg Theatre and Film Intitute em Nova Iorque. Trabalhou em teatro nas Produções de Shakespeare em Nova Iorque ( New York Shakespeare Productions). Trabalhou noutras peças, como Blood Wedding de Lorca, What Would Jeanne Moreau Do (WPA Theatre) ou The Count of Mount Cristo de Dumas.

Com quase 60 trabalhos no cinema, Joaquim de Almeida, o mais internacional dos actores portugueses, fluente em sete línguas, contracenou com variados nomes do cinema internacional. Participou em produções de países como os EUA, Brasil, México ou Argentina. Actuou ao lado de Michael Caine, Richard Gere e Bob Hoskins em The Honorary Consul ( 1983), Isabelle Huppert em Milan Noir ( 1987), Harrison Ford em Clear and Present Danger ( 1994), Antonio Banderas e Salma Hayek em Desperado ( 1995), Marcello Mastroianni em Sostiene Pereira ( 1996), Owen Wilson e Gene Hackman em Behind Enemy Lines ( 2001), Daryl Hannah em Eu Puta ( 2004).

Celebrizou-se também com a sua interpretação em filmes como Good Morning, Babylon (1987), e The Soldier (1982). Retrato de Família, de Luís Galvão Telles (1991) valeu-lhe o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema do Cairo ( Egipto).

Em Portugal a sua participação em Tentação (1998), do realizador Joaquim Leitão valeu-lhe um Globo de Ouro na categoria de Melhor Actor. Foi dirigido também por Leonel Vieira, António Pedro Vasconcelos, Maria de Medeiros, Fernando Lopes, José Nascimento e Teresa Villaverde.

Em 2004 integrou o elenco de doze episódios da série de culto 24 nos EUA em que contracenou com Kiefer Sutherland. Teve outras participações em séries como The West Wing (2004), La Femme Nikita (1998) e Miami Vice (1985).

É filho de João Baptista de Almeida e da já falecida Maria Sara Portugal. Tem cinco irmãos: Isabel Maria, Ana Maria, Jorge, João e José António. Foi casado com Cecília, com quem tem o filho Lorenço, nascido em 1992, e com Maria do Carmo Pereira, com quem tem a filha Ana, nascida em 2002.

Naturalizou-se norte-americano em Outubro de 2005.

É conhecido como o " Phil Hartman Latino". Televisao:

Fez também dobragem no filme " Kung Fu Panda" como Tai Long

Adaptado de Sapo Saber a 27-09-2009

Comentários